Navegar para Cima

Voluntariado

Como Funciona

Saiba como funciona o Voluntariado na Rede Marista

​​O voluntariado é uma forma de superar a indiferença e pôr-se em direção ao/à outro/a tendo a solidariedade como modo de vida e não como atitudes eventuais. Isso implica comprometer-se com a defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças, adolescentes e jovens.​

As experiencias de Voluntariado Marista podem ser realizadas em duas modalidades: individual ou grupal. Sua carga horária varia de acordo com a categoria de atuação. Conheça mais detalhes sobre as três categorias de voluntariado:


Voluntariado local

Ocorre no Rio Grande do Sul, em Brasília (DF) e em Sinop (MT), em espaços como colégios, centros sociais, lar de idosos, creches, abrigos, organizações não governamentais, hospitais e postos de saúde que possuem projetos de voluntariado com viés educativo. Há também possibilidades de atuação voluntária em Unidades da Rede Marista em que o/a colaborador/a ou Leigo/a não possua vínculo. A carga horária de atuação do/a voluntário/a não deve ultrapassar oito horas semanais.

rede-marista-voluntariado-local.jpg

Voluntariado na Região Amazônica

Na Região Amazônia a atuação voluntária é feita de acordo com as atividades desenvolvidas pelas Comunidades de Irmãos Maristas e outras instituições parceiras. Atualmente, as comunidades recebem voluntários/as:

Boa Vista (Roraima), Cruzeiro do Sul e Rio Gregório (Acre), Lábrea e Camaruã (Amazonas) e Tabatinga (Amazonas).

Confira alguns depoimentos de voluntários/as que atuaram na região. 
​​

Os principais critérios de participação do voluntariado na Região Amazônica envolvem ter idade superior a 18 anos e ter vivido uma experiência prévia de voluntariado sistemático (mínimo de seis meses). O período mínimo de atuação nessa região é de 15 dias.

Saiba mais | E-book Voluntariado em Terras Amazônicas

2021-Rede Marista-Voluntariado-em-Terras-Amazonicas-imagem.png

Para aprofundar-se no itinerário do Voluntariado na Região Amazônica, clique aqui e acesse o e-book Voluntariado em Terras Amazônicas. 

Voluntariado Internacional

Unidos/as a maristas de vários lugares do mundo, nos integramos em projetos que prezam pela dignidade humana e o respeito à vida.

A definição do local para a realização do voluntariado acontece em sintonia com o Secretariado Colaboração para Missão Internacional (CMI), a partir das necessidades e urgências dos espaços de missão marista internacionais. O período mínimo de permanência é de seis meses e deve ocorrer mediante liberação não remunerada de trabalho.

rede-marista-voluntariado-internacional.jpg

Os principais critérios envolvem ter idade superior a 18 anos, ter vivido uma experiência prévia de voluntariado sistemático (mínimo de seis meses) e ter o domínio da língua oficial do destino.