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Pastoral das Infâncias

Percursos de Aprendizagem

​​​Os Percursos de Aprendizagem: experiências reflexivas da Pastoral das Infâncias têm como objetivo promover um alinhamento conceitual e metodológico da atuação pastoral junto às infâncias, visando à qualificação e ressignificação das práticas pedagógico-pastorais dos nossos Colégios e Unidades Sociais.

Uma proposta que vai ao encontro da premissa de que a evangelização é um processo educativo em constante aprofundamento e descobertas. Pela importância de perceber o inédito que há em cada criança, a concretização de um itinerário formativo para a atuação pastoral se faz necessária para criar, estudar, conhecer, descobrir, colorir e tecer novas aprendizagens.

A iniciativa é da Coordenação de Pastoral e do Grupo de Trabalho (GT) Pastoral das Infâncias. Constituído em 2020, o grupo é composto por representantes da Gerência Educacional, Gerência Social, Coordenação de Pastoral e pastoralistas. A ideia de formatar os percursos de aprendizagem surgiu após estudo do documento Pastoral das Infâncias: identidade, sentidos e caminhos, e da escuta de responsáveis pela ação evangelizadora com as infâncias. A partir desses movimentos, o GT identificou que é fundamental investir na formação de quem está à frente das ações pedagógico-pastorais.

Assim, a proposta conta com a participação de, aproximadamente, 70 colaboradores/as dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. O grupo é formado por pastoralistas, coordenadores/as pedagógicos/as, orientadores/as educacionais e educadores/as.

Itinerário Formativo

O itinerário formativo é dividido em três ciclos: identidade, sentidos e caminhos. As etapas serão realizadas ao longo de 2021 e visam a propiciar que os/as participantes construam conhecimento experiencial e prático sobre a Pastoral das Infâncias. A metodologia de cada ciclo contempla momentos de aprofundamento conceitual, troca de experiências em pequenas comunidades, observação da realidade da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e produção de um projeto para a Pastoral das Infâncias.

Com isso, a iniciativa pretende favorecer o desenvolvimento integral da criança, de modo especial no que diz respeito à educação na fé, a partir do protagonismo e dinamicidade que lhes são próprias. Além disso, o itinerário formativo busca ser um tempo dedicado a (re)pensar práticas e processos pastorais relacionados às infâncias para que seja possível potencializar ainda mais o trabalho realizado nos Colégios e Unidades Sociais.​