Navegar para Cima

Programa de Voluntariado

O programa contribui na construção da Cultura da Solidariedade, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida.
01/12/2018
Vida Partilhada

O Voluntariado Marista tem como objetivo contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, cooperando com a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos e cidadãs comprometidos/as com a promoção da vida.

Diante de tantas realidades que precisam ser trans​formadas, nossa atuação em prol da solidariedade é a contribuição mais importante que podemos oferecer por meio desse Programa.

​Voluntariado Educativo

Nosso formato de trabalho é o voluntariado educativo. Dessa forma, são fomentadas iniciativas e experiências transformadoras, nas quais o/a voluntário/a entra em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamento específicos.

O/A voluntário/a é desafiado/a a se organizar, investigar - questionar sobre a origem das desigualdades sociais - entender, decodificar, criar, aprender com elas e efetivar alternativas diante dos contextos das periferias territoriais e existenciais, muitas vezes distintas do seu cotidiano.

Esse processo também proporciona o desenvolvimento da consciência crítica sobre estar a serviço do/a outro/a e tem como objetivo criar ações solidárias com enfoque na educação para a cidadania e transformação social.

​Cultura da Solidariedade

O espírito do Voluntariado Marista está na lógica de uma sociedade diferente que caminha para ser um espaço onde se vive e constrói a Cultura da Solidariedade. Quem atua como voluntário/a é convidado/a a vislumbrar que as realidades de injustiça, que ferem a vida no planeta podem ser diferentes, podem ser melhores, podem ser espaço vital harmônico, de bem viver e de cuidado com a casa comum.

Para saber mais

No menu desta página você encontrará mais informações sobre como ser um/uma voluntário/a, categorias de voluntariado, instituições parceiras e contatos de referência.