Navegar para Cima

PJM

Simbologia

​​​​​​As descobertas vivenciadas são representadas por símbolos que expressam a realidade e a utopia de cada uma. A simbologia é a visualização de um compromisso e caracteriza a identificação da juventude com uma causa ou com um ideal. Os símbolos são sacramentais integradores da experiência espiritual e humana do/a jovem. São revestidos de sentido, de lembrança concreta de todo o esforço e amadurecimento conquistado na caminhada dos anos de compromisso com a proposta da PJM.​​

São eles:

A descoberta do caminho comunitário é simbolizada pela a Estrela de Belém, com todo o seu sentido de nascimento e vida. A simbologia inspira a vivência da acolhida e da confiança.


icones-pjm10anos-01.png

A descoberta do grupo é representada pelo 
Coração Acolhedor. De mãos abertas, significa o processo de crescimento na fé, o acolhimento do/a outro/a e a solidariedade que devem ser exercitados cotidianamente. Os valores da amizade e partilha inspiram a vivência desse momento.

icones-pjm10anos-02.png

O símbolo Maria Boa Mãe representa a descoberta da comunidade e lembra o compromisso de ser protagonista sensível à realidade do mundo que o/a cerca e atento às pessoas mais necessitadas. Os valores que inspiram esse momento são a sensibilidade, a determinação e a alegria.

icones-pjm10anos-04.png

Cruz, que, mais do que morte, é o símbolo cristão mais evidente e lembra que assumir a missão é uma atitude cotidiana de combater as injustiças e ressurgir para a vida. Essa simbologia representa a descoberta da questão social e tem como valores inspiradores o despojamento e o compromisso.

icones-pjm10anos-03.png

As Três Violetas representam o despertar da vocação e o amadurecimento do projeto de vida. Simboliza o desejo e o compromisso de uma vida voltada para a vivência do projeto de vida, permeado pelos valores evangélicos e maristas. Seus valores são humildade, simplicidade e modéstia.​

icones-pjm10anos-05.png