Navegar para Cima

Movimento Farol

Dúvidas Frequentes

Tenho interesse em formar um grupo do Movimento Farol, como devo proceder?

Você e os/as demais integrantes do grupo devem preencher a ficha de interesse disponível neste link. Após essa fase, a área de Laicato da Rede Marista irá entrar em contato para alinhar as próximas etapas em conjunto com os/as interessados/as.

Quantas pessoas podem fazer parte de um grupo?

Orienta-se que um grupo tenha no mínimo quatro e no máximo 15 participantes. Mais de 15 pessoas pode resultar em dificuldades quanto a espaço adequado que acomode as pessoas em um encontro, conflitos de agenda, dinâmica dos encontros pouco íntimas.  Ao iniciar um grupo é importante observar a diversidade de gênero. 

​A formação de um grupo requer algum tipo de investimento financeiro?

Para fazer a inscrição e formalizar o início de um grupo não há custo. Entretanto, é preciso prever que, durante a caminhada serão necessários investimentos com mobilidade, realização de atividades, participação em formações e demais ações que o grupo definir como necessárias.

Para isso sugerimos algumas orientações práticas:

  • Planejem atividades que minimizem custos em vista de uma maior participação.

  • Reflitam sobre esse tema e criem alternativas de sustentabilidade de​ curto, médio e longo prazo.​

Como se dá o acompanhamento das atividades do grupo?

É um acompanhamento na perspectiva de processos de educação na fé. Esse processo de formação integral torna possível a um/a peregrino/a viver o projeto de Jesus, assumindo o desafio da saída, de encontrar-se com outras pessoas e comprometer-se coletivamente com a Civilização do Amor. 

Nesse sentido, as relações se configuram em parte importante do processo, pois na vida grupal a entreajuda, confiança, empatia e o compartilhamento das realidades pessoais é indispensável. O acompanhamento por parte da Coordenação de Vida Consagrada e Laicato (VCL), se dará através da disponibilização de uma pessoa de referência orientada por um plano de acompanhamento sistemático.​

​​O que seria praticar os ensinamentos de Jesus do jeito Marista?

Praticar os ensinamentos de Jesus é amplo, complexo, mas em síntese, implica em procurar viver o que Ele propôs do jeito Marista baseando-se na simplicidade, humildade e modéstia. No entanto, não quer dizer que isso seja uma caminhada individualista, por isso, propõe-se a constituição de grupos para pensar, criar e compartilhar vida juntos/as. ​​​

​​Tem que ser católico/a para participar?

A proposta de base do Movimento Farol parte de uma afinidade, desejo ou opção de ter a Jesus como referência, e isso não implica em ser católico, mas inspirar-se em Jesus Cristo. A proposta de Jesus é uma proposta para todas as pessoas e Ele próprio  conviveu com diversas pessoas a fim de construir a Civilização do Amor. 

Ao contrário do que pode parecer, pautar-se em Jesus, não é restritivo, pois o próprio Jesus não foi excludente, cabendo a nós acolher qualquer forma de confissão de fé e trabalhar em torno do que nos une e não naquilo que nos divide.​

​​Quem não tem vínculo empregatício com a Instituição Marista pode fazer parte de um grupo do Movimento Farol?

Sim. Os critérios para participação apresentados pelo documento base da proposta do Movimento são: “manifestar o desejo em aprofundar o seguimento a Jesus de Nazaré do jeito marista; ter disposição para integrar grupos; ter idade mínima de 18 anos." Desse modo, qualquer outra razão não expressa nestes três ​critérios, não pode ser impedimento para alguém que queira viver inspirando-se no carisma marista através de um grupo do Movimento Farol.

​​
​Para mais informações entre em contato com a Coordenação de Vida Consagrada e Laicato no e-mail: [email protected] ou pelo Whatsap (51) 9 9650.3266. ​