Navegar para Cima

Movimento Champagnat da Familia Marista

O MChFM é uma das expressões laicas reconhecida pelo Instituto Marista. Conta com integrantes que se reúnem em Fraternidades para vivenciar o carisma marista.
22/09/2020
Vida Partilhada

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) nasceu em 1985, durante o XVIII Capítulo Geral dos Irmãos Maristas, fruto da necessidade de compartilhar o carisma marista com Leigos/as.

Ele é uma extensão do Instituto Marista e reúne pessoas atraídas pela espiritualidade de São Marcelino Champagnat. Os/as integrantes, chamados de Fraternos e Fraternas, aprofundam o espírito do fundador, vivenciando-o e difundindo-o no dia a dia. O Instituto Marista anima e coordena as atividades do Movimento, criando estruturas mínimas apropriadas para seu funcionamento (Cf. Constituições e Estatutos, nº 164.4).

O Movimento Champagnat da Família Marista conta com milhares de membros em todo o mundo e, em poucas décadas, criou uma rede de Fraternidades, nome dado aos grupos formados por Leigos, Leigas e Irmãos Maristas. Os/as Fraternos/as são “chamados a viver em comunhão com todas as Fraternidades do Movimento, com um sentido explícito de internacionalidade” (Cf. Projeto de Vida em Fraternidade, p. 15).  

Confira o vídeo comemorativo aos 35 anos do MChFM aqui.

Navegue pelo menu e conheça mais informações.