Navegar para Cima

Movimento Champagnat da Família Marista

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre o MChFM

O que é uma Fraternidade?

Uma Fraternidade é a unidade fundamental do MChFM. Ela é uma pequena comunidade, cujos membros se reúnem regularmente para aprofundar a vocação marista laical através da vivência de quatro pilares: a oração, a reflexão, a vida em comunidade e o apostolado. 


O que faz uma Fraternidade do MChFM?

Uma Fraternidade procura fazer o que a fé cristã desafia à realizar ao modo de Maria, desde a mudança de atitudes pessoais ao desenvolvimento de práticas de engajamento ou colaboração com organizações não governamentais, associações, envolvimento em serviços eclesiais e ações de solidariedade. O que vai determinar a ação de cada Fraternidade é a disponibilidade de seus membros e dos contextos onde estão inseridas.


Como faço para ser do MChFM? 

Para ser do Movimento Champagnat a pessoa pode fazer contato com o Coordenador Provincial do Movimento ou procurar manifestar sua intenção à alguém que já é Fraterno/a e essas pessoas orientarão os passos a seguir.


Para ser de uma Fraternidade ou criar uma, o que é preciso considerar, do ponto de vista pessoal?  

É preciso considerar o desejo pessoal em QUERER ser um/a Fraterno/a. Mas não basta querer, é necessário CONHECER o carisma marista por meio da experiência de vida em Fraternidade. E conhecendo a vocação marista, a pessoa faz um discernimento se de fato vai PODER vivenciar minimamente àquilo ao oque está se propondo. Desse modo, se COMPROMETER com uma Fraternidade implica em assumir o projeto de Deus em sua vida assim como fez Maria.   


O MChFM é somente para casais? 

O Movimento Champagnat da Família Marista não é somente para casais. A característica de família se dá devido ao desejo das pessoas em viver inspiradas e irmanadas no carisma Marista e isso vai muito além dos vínculos sanguíneos. 


Precisa ter vínculo empregatício com a Rede Marista para participar de uma Fraternidade?

Para participar de uma Fraternidade não precisa ter vínculo empregatício com a Rede Marista. O MChFM está aberto a todas as pessoas que, sentindo o chamado de Deus, queiram respondê-lo a partir do carisma de Champagnat. 


Com que frequência as Fraternidades se encontram?

A frequência dos encontros é mensal, mas, depende de cada Fraternidade, pois pode ser que realize mais de um encontro por mês. O importante é que tenha uma periodicidade adequada ao perfil e condições dos/as Fraternos/a garantindo os propósitos do Movimento.  

O MChFM tem algum estatuto ou regimento? 

O documento que inspira a dinâmica do MChFM é o Projeto de Vida em Fraternidade. Ele contempla a trajetória do Movimento, sua diversidade e criatividade, respondendo com profundidade, compromisso e de maneira organizada, aos apelos da Igreja, aos desafios do mundo e o espírito do Instituto Marista.


De que forma o MChFM pode me ajudar no seguimento a Jesus de Nazaré? 

Pode ajudar através do acompanhamento das experiências propostas no Itinerário Formativo Vocacional do MChFM. O Itinerário compreende os seguintes momentos: Despertar; Encontrar e Identificar-se. 

      

Contato: [email protected]  

Fone: (51) 33140342​​