Navegar para Cima

Observatório Juventudes

Assessorias

​​​Com o objetivo de contribuir com a difusão do conhecimento, o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista realiza assessorias temáticas com encontros formativos, eventos acadêmicos, palestras, capacitações, workshops, rodas de conversas e consultorias em âmbitos marista, eclesial e social. 

Além disso, mantém o grupo de estudos onde são discutidas temáticas emergentes na área das juventudes com base em bibliografia e subsídios acadêmicos. 


As assessorias procedem das linhas de pesquisa desenvolvidas pela equipe do Observatório, são elas:

• Condição juvenil, sociabilidade e fenômenos contemporâneos;

• Juventude, formação integral e processos educativos;

• Espiritualidade, experiência religiosa e pastoral juvenil;

• Juventudes, direitos humanos e políticas públicas.


Simpósio Juventudes Contemporâneas

​Em parceria com o Comitê Juventudes, o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista organiza bianualmente o Simpósio Juventudes Contemporâneas, na PUCRS. 

A primeira edição, ocorreu em 19 e 20 de outubro de 2018, com a temática: Jovens protagonistas nos/dos processos educativos. Acesse aqui​ os anais. 

A segunda edição do Simpósio aconteceu entre 30 de setembro e 1º de outubro de 2021 de forma online, com a temática Dos impactos do cotidiano à coragem de promover a vida digna com adolescentes e jovens, embasada na proposta que o Papa Francisco faz, em reconstruirmos o Pacto Educativo Global,  ao empenharmo-nos com audácia e coragem em um projeto que invista as melhores energias em processos educativos criativos e transformadores com as juventudes: . Acesse aqui os anais.