A promoção de conhecimento é uma opção do Observatório Juventudes/PUCRS Rede Marista para contribuir com o avanço da discussão sobre juventudes. Atualmente, estão em andamento duas investigações:
1) Vamos falar sobre Ensino Médio? Os/as jovens estudantes e suas percepções de currículo no Brasil Marista.
2) Quem é o estudante da PUCRS? Um estudo sobre aspectos do perfil, percepções e crenças dos/as discentes dos Cursos de Graduação da PUCRS.
Ano 1 (2021)
Ano 2 (2022)
Ano 3 (2023)
3) Juventudes, permanência e abandono escolar: Uma análise documental das trajetórias escolares a partir do caso de uma Escola Estadual do Ensino Médio do município de Viamão (RS)
A pesquisa Vamos falar sobre Ensino Médio? Os/as jovens estudantes e suas percepções de currículo no Brasil Marista tem escopo nacional e busca compreender quais são as percepções dos jovens estudantes do Ensino Médio sobre o currículo vivenciado em colégios e unidades sociais maristas do Brasil.
Procura aprofundar aspectos do processo educativo escolar tais como:
• alternativas de construção da autonomia, da participação e do protagonismo;
• as relações de autoridade;
• espaços de diálogo e escuta existentes nas escolas;
• as culturas juvenis e os aspectos relativos às diversidades;
• a presença e o uso das tecnologias no processo de aprendizagem;
• percepção sobre o trabalho com o projeto de vida;
• vivência dos aspectos relativos à espiritualidade e aos valores maristas.
Foi realizada em duas etapas: a primeira de natureza quantitativa, através de um questionário online autoaplicável e não identificado. A segunda, qualitativa, através da realização de 10 grupos focais nas três Unidades Administrativas do Brasil Marista.
O resultado da pesquisa mapeia as percepções dos/as jovens em relação ao seu processo educativo, conhecendo e compreendendo seus anseios de mudança para o Ensino Médio. Além disso, subsidia a nova proposta de Ensino Médio para o Brasil Marista. Acesse o relatório completo aqui.
Coordenação e Orientação
- Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista
Instituições envolvidas
Observatório Juventudes PUCRS
União Marista do Brasil (Umbrasil)
Observatório das Juventudes PUCPR
Já o estudo Quem é o estudante da PUCRS? Um estudo sobre aspectos do perfil, percepções e crenças dos/as discentes dos Cursos de Graduação da PUCRS busca levantar aspectos do perfil, percepções e crenças de estudantes da graduação da PUCRS maiores de 18 anos e acompanhar variações desse perfil ao longo de 5 anos.
Para isso, propõem-se:
a) Levantar dados (sociodemográficos, socioeconômicos, educacionais, culturais, comportamentais) referentes ao perfil de uma amostra de estudantes de graduação maiores de 18 anos ao longo de cinco anos;
b) Identificar percepções e crenças dos estudantes acerca de questões culturais, educacionais e de saúde, bem como a variação dessas percepções ao longo de cinco anos;
c) Reconhecer na amostra estudada os dados específicos referentes ao público jovem;
d) Comparar os resultados entre as diferentes amostras da mesma população (estudantes da PUCRS) coletados ao longo do período do estudo;
e) Explorar possíveis associações entre as variáveis sociodemográficas e as demais variáveis estudadas (socioeconômicas, educacionais, culturais, comportamentais);
f) Conhecer as opiniões dos/das estudantes sobre as possíveis melhorias nos serviços visando melhor qualidade de ensino.
Coordenação e Orientação
• Grupo de pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista
Instituições envolvidas
Escola de Humanidades PUCRS
Pró-reitoria de Identidade Institucional
A análise documental Juventudes, permanência e abandono escolar é um projeto de pesquisa que está inserido no âmbito do Projeto Entrelaça, que é uma iniciativa da Rede de Solidariedade da União Marista do Brasil (Umabrasil). O Projeto previu a realização de ações em três municípios pilotos no Brasil, a partir de indicadores socioeducacionais, indicadores populacionais, indicadores de rede social e presença marista. Partindo desses critérios, o município de Viamão foi escolhido como piloto das ações da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista). Em 2021, foram realizados diagnósticos in loco que tiveram como objetivo identificar quais os principais desafios existentes no contexto educacional de cada um dos municípios. Esse diagnóstico foi realizado por um Grupo de Referência da Umbrasil, em conjunto com um Instituto contratado para esse fim, e contou com a sistematização de dados secundários acerca da situação educacional dos municípios, bem como com diálogos com o poder público e com diferentes atores sociais envolvidos nesse cenário. A partir desse diagnóstico, realizado em agosto de 2021, foi possível identificar que o abandono escolar entre adolescentes e jovens se constitui como um dos principais desafios educacionais no município de Viamão (RS), não apenas pelas taxas superiores de abandono escolar no Ensino Médio, superiores às médias estaduais e nacionais, mas também ao fato de que essas taxas apresentam curva ascendente desde 2016. Sendo assim, as ações previstas para o Projeto Entrelaça no município de Viamão visam a incidir no fenômeno do abandono escolar de jovens inseridos no Ensino Médio. Uma das ações propostas pela equipe responsável pela execução do Projeto foi justamente o desenvolvimento de um estudo com o objetivo de identificar as motivações do abandono escolar nesse nível de ensino, como forma de se aprofundar na compreensão desse fenômeno podendo, assim, propor ações para reduzir seus efeitos. Saiba mais detalhes aqui.