Navegar para Cima

Amazônia

Atuação

​​​​​​​​​​​​​​PORTAL_AMAZÔNIA_certo_01.jpg​​​​​​​​
Há mais de 50 anos, a presença marista percorre comunidades nativas, regiões ribeirinhas e a imensidão de rios, lagos e florestas amazônicas. Os Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as da Rede Marista estão presentes nas cidades de Boa Vista, no estado de Roraima; Manaus, Tabatinga e Lábrea, no estado do Amazonas; Cruzeiro do Sul e Rio Gregório, no Acre; Porto Velho, em Rondônia; e Sinop, no Mato Grosso.

Estão à frente de projetos que visam a formação de lideranças, inserção em comunidades Indígenas, Pastoral, Animação Vocacional, educação básica e voluntariado.

Em sintonia com a Igreja da Amazônia, a Rede Marista busca uma ação inculturada em meio às crianças, adolescentes, jovens e famílias, preservando seus valores, superando limitações, defendendo a vida em plenitude em todas as suas formas.

Acesse o menu e confira onde estão as comunidades da Rede Marista na Amazônia.​

 IMG_0837.JPG​Participação em entidades representativas

​A Rede Marista participa da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), organização constituída como uma rede de articulação, formação, mobilização e incidência na Amazônia Legal. O conceito de Amazônia Legal foi instituído pelo governo brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal corresponde a 61% do território brasileiro e engloba nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Estado do Maranhão, ocupando uma área de 5.217.423 km². Atualmente, o Irmão João Gutemberg Sampaio exerce o cargo de Secretário Executivo junto à Repam, contribuindo ativamente nas ações conjuntas, campanhas e incidências que contribuem com a missão da Igreja e a vida dos povos.

Além da representação na Repam, também fazemos parte do Comitê para Migrações de Roraima (COMIRR), que é uma rede de instituições da sociedade civil voltada ao serviço, acompanhamento e defesa de quem migra, buscando promover sua dignidade e assegurar seus direitos.


Atuação no território da Amazônia Internacional

Além do Brasil, mais oito países fazem parte da região amazônica. A presença marista nesse território é conduzida, atualmente, por quatro unidades administrativas que representam Brasil, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolivia, Chile e Peru.

No Brasil, temos a atuação da Rede Marista com sete comunidades nos estados do Amazonas, Roraima, Mato Grosso e Acre e, também, a atuação da unidade administrativa Marista Centro-Norte com presença no Pará, Maranhão e Tocantins. Ambas, apoiam projetos interprovinciais na região e recebem Irmãos e Leigos/as para realizar trabalhos missionários nessas localidades.

A unidade administrativa marista que representa a Colômbia, o Equador e a Venezuela desenvolve diferentes iniciativas nas áreas educativa e pastoral. No Equador, atendem jovens indígenas no Colégio Intercultural e Bilíngue, Abya Yala, em Lago Agrio – Sucumbios. Na Venezuela, mantém uma escola no povoado de Sabra Catalina e, além disso, contam com a colaboração das Irmãs Carmelitas do Sagrado Coração para realizar a formação integral de adolescentes e jovens das etnias Cofãn, Kichwa, Siona, Secoya e Shuar.

No Peru, a atuação fica sob responsabilidade da unidade administrativa marista local que mantem um lar de acolhida e acompanhamento escolar para adolescentes indígenas que es​tudam em Puerto Maldonado e também desenvolve um projeto de formação para educadores indígenas na Universidade Champagnat, em Lima.​