Navegar para Cima

Animação Vocacional

Ser Irmão Marista: Itinerário Formativo

O Itinerário Formativo Marista é oportunizado aos jo­vens que possuem interesse em aprofundar seu discernimento vo­cacional

​​​Como ser um Irmão Marista?

Quem deseja seguir a vocação religiosa e se tornar um Irmão Marista compromete-se com a formação permanente ao longo da vida. Os Irmãos Maristas realizam uma preparação que dura alguns anos. Nesse período, recebem um acompanhamento formativo, vivem em diferentes comunidades e desenvolvem a prática pastoral em diversos espaços. Conheça, abaixo, cada uma das etapas de formação:


fluxograma-animacao_versão-final.jpg
 

Acompanhamento Vocacional

Objetiva proporcionar vivências aos jovens que desejam conhecer o carisma e o estilo de vida dos Irmãos Maristas. É momento oportuno para a criação de vínculos e de conhecimento mútuo do jovem vocacionado com o Irmão animador vocacional. Sugere-se um acompanhamento individualizado para dialogar sobre as escolhas, o propósito e o projeto de vida do vocacionado, bem como conhecer o carisma e o jeito marista de ser. Orienta-se, para a vivência desse acompanhamento, o período mínimo de um ano.

Pré-Postulado

Após o Acompanhamento Vocacional, e já tendo concluído o Ensino Médio, o vocacionado é convidado ao Pré-postulado. Nessa etapa, ele tem a experiência da Vida Comunitária. Com a duração de um ano, na Província Marista Brasil Sul-Amazônia, essa fase pode ser vivida em Porto Alegre ou no Acre. É um período em que o vocacionado pode aprofundar seus conhecimentos sobre si mesmo e o chamado da vocação religiosa. Ele ampliará suas vivências comunitárias e lições sobre a vida marista e realizará atividades pastorais e práticas de oração.

Postulado 

Após o ano de vivência comunitária do Pré-postulado, o vocacionado é convidado a ingressar na casa de formação do Postulado. Nessa terceira etapa, os jovens dão mais um passo em seu caminho para a compreensão da vida consagrada e do carisma marista. É um período de formação teológica e institucional e de vivências pastorais. Com a duração de um ano, essa fase é vivida a nível de Brasil Marista, em Fortaleza/CE. Ao final do período, o formando é convidado a postular: pedir para ingressar na próxima etapa, em que será reconhecido como Irmão Noviço.

Noviciado

É durante essa etapa que o participante entra formalmente no Instituto dos Irmãos Maristas. Assim, pode confirmar a autenticidade de sua vocação religiosa, assumindo os votos de pobreza, obediência e castidade. No Noviciado, o jovem poderá, ainda, conhecer mais profundamente a espiritualidade marial e apostólica, identidade central de nossa missão, e apreciar o sentido pleno da fraternidade, ajudando-o a viver em comunidade junto daqueles com quem estiver como Irmão. O programa de Noviciado das cinco Províncias Maristas que compõem a Região América-Sul – Brasil Centro-Sul, Brasil Centro-Norte, Brasil Sul-Amazônia, Cruz del Sur (Argentina, Paraguai e Uruguai) e Santa María de Los Andes (Chile, Bolívia e Peru) – é realizado em Cochabamba, na Bolívia, e pode durar de 18 a 24 meses.

Pós-Noviciado

Após o Noviciado e a profissão dos primeiros votos (temporários), os Irmãos podem dar continuidade as suas formações, aprofundando o cultivo da espiritualidade. Neste período, acontece a preparação para as missões e ações apostólicas em campo. Além disso, eles são integrados à comunidade marista de estudos acadêmicos. Esta etapa pode durar de 5 a 9 anos, onde o Irmão faz, anualmente, a confirmação dos seus votos de pobreza, castidade e obediência. As fases de formação são encerradas com a adoção da Profissão Perpétua, passo definitivo para a consagração ao Instituto Marista.

 

Acesse aqui para conhecer o lema que inspira as ações da Animação Vocacional Marista.