Navegar para Cima

Animação Vocacional

Itinerário Formativo Marista

O Itinerário Formativo Marista é oportunizado aos jo­vens que possuem interesse em aprofundar seu discernimento vo­cacional

​​​Como ser um Irmão Marista?

Itinerário Formativo Marista é oportunizado aos jo­vens que possuem interesse em aprofundar seu discernimento vo­cacional, de modo específico, para a vida consagrada marista.

Saiba mais detalhes sobre cada momento desta trajetória:

fluxograma-animacao_versão-final.jpg

Acompanhamento Vocacional

Oportunizado aos jovens que desejam conhecer o carisma e o estilo de vida dos Irmãos Maristas. É momento oportuno para a criação de vínculos e de conhecimento mútuo do jovem vocacionado com o Irmão, animador vocacional, em torno das escolhas, do propósito e do projeto de vida, ​bem como do ser marista. O período mínimo para essa experiência é de um ano. 

Pré-Postulado

Experiência vocacional oportunizada aos jovens com Ensino Médio completo e universitários que tenham realizado o processo de acompanhamento vocacional. Período em que o jovem é 
integrado a uma Comunidade de Irmãos, a fim de compartilhar a fraternidade, a espiritualidade a missão marista. 

São proporcionados acompanhamentos sistemáticos e personalizados, bem como o desenvolvimento de atividades pastorais na Unidade Marista. O período para essa experiência é de um ano. 

Postulado 

O Postulado propicia que o jovem amplie sua trajetória formativa e avance no discernimento das motivações vocacionais e na preparação para o Noviciado, possibilitando o autoconhecimento de suas qualidades, limites e potencialidades e o desenvolvimento de habilidades e competências, em vista da tomada de decisão livre à vocação religiosa marista. Etapa formativa de dois anos realizada na cidade de Porto Alegre (RS), com início de estudos acadêmicos. 

Noviciado

O Noviciado oportuniza que o jovem consolide a autenticidade da sua vocação e configure a identidade do religioso Irmão: consagração, fraternidade e missão

É um período para internalizar os elementos fundamentais do carisma marista, inspirados por Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista; além de aprofundar o cultivo da fé, da espiritualidade e da interioridade, através de uma profunda experiência de Deus que solidifica o seguimento ao projeto de Jesus Cristo. 

O noviciado é uma experiência intercultural e interprovincial que reúne jovens noviços das Pr​ovíncias Maristas da Região América Sul, correspondentes aos países da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Dura dois anos e é realizado na cidade de Cochabamba, na Bolívia. Confirmando-se seu propósito de seguir na vida religiosa, o jovem realiza a Consagração Temporária, assumindo viver o estilo de vida consagrada marista, ou seja, ele já se torna um Irmão Marista. 

Pós-Noviciado

Período dedicado à formação e ao desenvolvimento pessoal nas dimensões humana, carismática e profissional, de forma integral. O Jovem Irmão integra uma Comunidade Marista e intensifica seus estudos acadêmicos, a fim de melhor exercer sua missão. O processo culmina na Consagração Definitiva ao Instituto Marista. O período para essa experiência é de cinco a nove anos. ​​

Acesse aqui para conhecer o lema que inspira as ações da Animação Vocacional Marista.