Navegar para Cima

Notícias

Projeto retrata as histórias de vida de Irmãos e Leigos Maristas

27/08/2020
Institucional
Em 2020, a Rede Marista lança a 4ª edição do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida

​​​​A construção da história da Rede Marista só é possível graças à dedicação de Irmãos, Leigos e Leigas que doaram as suas vidas para trabalhar em prol da educação e da promoção da vida inspirados por São Marcelino Champagnat. Neste ano de 2020, o projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida chega a sua quarta edição e apresenta em 10 minidocumentários, marcos importantes da nossa caminhada institucional que se cruzam com as histórias de vida dos personagens entrevistados.

Muito mais do que narrativas documentais, o projeto humaniza a trajetória da Rede Marista a partir desses relatos. Resgatar os olhares, a emoção e os detalhes pessoais de cada história são alguns dos objetivos dessa produção audiovisual que também tem a missão de valorizar a trajetória das pessoas que foram protagonistas dos caminhos trilhados pela instituição.

​​​ Texto auxiliar da imagem

As gravações dos vídeos foram realizadas no segundo semestre de 2019​

​Missionários maristas

A atuação missionária dos Irmãos Maristas é um dos grandes destaques dessa edição. A doação de vida e o trabalho exercido na região amazônica e na África perpassam as narrativas de vários vídeos.

​​

Nos relatos, podemos perceber como os desafios de ser missionário não foram impeditivos para que eles exercessem o apostolado trabalhando em prol de uma igreja em saída, que abandona os velhos moldes e se doa para o trabalho comunitário e pastoral.

O projeto também trouxe como novidade, nesta edição, um vídeo temático resgatando a história da chegada dos primeiros Irmãos Maristas ao Sul do Brasil, que também foram missionários, saindo da França e vindo exercer a missão marista em nosso país. 



Hist
órias de amor e vida

Cada minidocumentário tem, em média, 15 minutos de duração e faz um resgate cronológico dos principais aspectos biográficos dos entrevistados, entretanto sabemos que a trajetória de amor e doação de cada uma dessas pessoas levaria muito mais tempo para ser contada com todos os detalhes. Por isso, nesta edição, além dos vídeos, publicaremos conteúdos que irão contar outras curiosidades sobre os personagens. As matérias serão postadas aqui no site ao longo dos próximos meses e poderão ser acessadas nos links com os nomes dos personagens:

Ir. Alfredo Crestani - Olhar humano para a educação​

Ir. Antônio Silva - Catequista sem fronteiras

Antônio e Elenice Revers - Família, fé e amor

Ir. Arlindo Corrent - Dedicação e amor ao trabalho

Ir. Braz Lanius - Perseverante na missão de educar

Ir. Cláudio Rockenbach - Levando Deus a todos os lugares​

Ir. Dealmo Lunkes - Liderança e amor a serviço da missão

Ir. Valdir Gobatto - Vida doada à Amazônia

Ir. Verno Weiss - Feliz como no primeiro dia

Ir. Victorio Rigo - Presença amiga entre os jovens

Acesse a playlist completa com os vídeos da 4ª edição do projeto Memórias Maristas

​​​ Texto auxiliar da imagem

Os personagens apresentaram aspectos importantes do seu cotidiano durante as gravações

Ao todo, o projeto já registrou a história de 41 Irmãos e Leigos/as. A série completa com os vídeos de todas as edições do projeto está disponível aqui.