Navegar para Cima

Notícias

Ano Fourvière celebra a fraternidade e comunhão entre Irmãos e Leigos

21/01/2016
Institucional
Novo passo rumo ao bicentenário da atuação marista, ao vivermos o Ano Fourvière.

Damos um novo passo rumo ao bicentenário da atuação marista. Desde 23 de julho de 2015 e até 23 de julho de 2016, vivemos o Ano Fourvièreque recorda a importância da fraternidade e comunhão entre Irmãos, Leigos e Leigas para o presente e futuro da missão marista.

O ano faz referência à chamada Promessa de Fourvière, importante fato da história do Instituto Marista que ocorreu há exatos 199 anos, no dia 23 de julho de 1816. Nesta data, um grupo de 12 jovens seminaristas e sacerdotes, entre eles Champagnat, se compromete em fundar uma associação religiosa em homenagem à Maria, chamada Sociedade de Maria. Champagnat lutou para que essa sociedade contemplasse Irmãos dedicados à educação.

A promessa foi realizada no Santuário de Fourvière, em Lyon, na França. Os traços do santuário dão forma ao ícone que representa este segundo ano preparatório ao bicentenário. A Rede Marista inicia oficialmente sua caminhada do Ano Fourvière com uma celebração realizada no Colégio Marista Rosário, que reunirá Irmãos, gestores, educadores e colaboradores dos empreendimentos e Unidades da Capital e região metropolitana.

Programação local

A celebração realizada no dia 23/7, em Porto Alegre, também marca o início da peregrinação do estandarte de Fourvière, iniciativa realizada em todo o Brasil Marista para celebrar o ano em âmbito nacional. Um outro importante evento da Rede Marista será lançado na ocasião: o Capítulo Provincial. A principal assembleia representativa da instituição já começou a ser preparada e será histórica por ser a primeira assembleia capitular da futura Província Marista Brasil Sul-Amazônia.

Além do estandarte, a Rede Marista também recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Fourvière, vinda de Lyon, na França, que acompanhará o Presidente, e Provincial, Ir. Inacio Etges, em suas visitas. Sempre que ele estiver em Porto Alegre ficará à disposição para visitação, na Sede Marista.

As Unidades e Comunidades da Rede também irão realizar lançamentos locais no dia 23 de julho, ou em datas próximas. Outras iniciativas serão realizadas ao longo do período do Ano Fourvière, que se encerra no dia 23 de julho de 2016, quando inicia o Ano La Valla.