Navegar para Cima

Notícias

Ano La Valla

23/10/2014
Institucional
A casa de La Valla, ícone que orientou o terceiro ano de preparação ao bicentenário, de agosto de 2016 a agosto de 2017.

​Agosto 2016 – Agosto 2017

A casa de La Valla será o ícone que orientará o terceiro ano de preparação ao bicentenário, de agosto de 2016 a agosto de 2017. A celebração central, como é fácil imaginar, será em torno ao dia 2 de janeiro, quando serão comemorados 200 anos da fundação do Instituto Marista

Esta casa, recém renovada, consta de três andares. Cada um deles carrega um simbolismo que podemos associar aos três anos de preparação ao bicentenário.

 

No andar superior, vem à memória a comunidade apostólica reunida também no andar superior no dia de Pentecostes. Trata-se, de fato, do espaço da missão: Ide e fazei discípulos por todo o mundo... Um lugar amplo, luminoso, aberto ao mundo.  

No andar térreo encontra-se a famosa mesa de nossas origens, que representa o símbolo da fraternidade. Em torno de uma mesa, até hoje posta no mesmo local, sentaram-se o Pe. Champagnat e os primeiros Irmãos. Hoje essa mesa se vê enriquecida com a presença não apenas de Irmãos, mas também de Leigas e Leigos maristas chamados a construir uma Igreja de rosto mariano. 

O terceiro ano, que será o da preparação imediata ao XXII Capítulo geral, vai se concentrar na parte inferior da casa que, até bem pouco tempo atrás, permaneceu oculta aos visitantes. 

É um pequeno espaço no subsolo, descendo as escadas. Simboliza o espaço interior habitado pelo Mistério. É o espaço da interioridade, da dimensão mística de nossas vidas.

O compromisso com o crescimento espiritual era algo fundamental para São Marcelino Champagnat: seu profundo espírito de fé o fazia viver na presença de Deus com toda a naturalidade, seja nos bosques de L'Hermitage ou nas ruidosas ruas de Paris. Viver como ele implica cultivar o silêncio, dar tempo suficiente à oração pessoal e comunitária, colocar-se na escuta da Palavra do Senhor, como Maria da Anunciação.

Como ela, que guardava e meditava todas as coisas em seu coração, dispomo-nos a ser contemplativos na ação.