Navegar para Cima

Notícias

A construção do prédio da Sede Provincial

31/07/2012
Institucional
Confira o trecho do livro Ação inovadora dos Irmãos Maristas no Sul do Brasil: 1900-2000, escrito pelo Ir. Nadir Bonini Rodrigues, que descreve a mudança da Residência Provincial, para o então prédio novo.

​Foi nos anos 50 que os Irmãos manifestaram o desejo de ter um local para hospedar-se em Porto Alegre, que estivesse localizado próximo à rodoviária e com fácil acesso a outros lugares.

Para atender a esta necessidade, um edifício de sete andares foi construído na então chamada rua Vasco da Gama, que posteriormente, em 1972, passou a se denominar rua Irmão José Otão, em homenagem ao Irmão Marista, educador e Reitor da PUCRS, responsável pela transferência da Universidade para o campus atual.

A Residência Provincial, que funcionava em um sobrado na Av. Independência, foi transferida para esse edifício inaugurado no dia 10 de julho de 1967, no governo do Ir. Evaldo Damiano Spall (Ir.Renato Lúcio), Provincial da época.

Confira o trecho do livro Ação inovadora dos Irmãos Maristas no Sul do Brasil: 1900-2000, escrito pelo Ir. Nadir Bonini Rodrigues, que descreve a mudança da Residência Provincial, para o então prédio novo:

Transferência da Residência Champagnat– Dia 10-7-1967 foi inaugurada a nova sede da Residência Champagnat – Provincial, à R8ua Vasco da Gama, 11. Presente mais de cem Irmãos, quase todos os convidados vieram ou se fizeram representar, como os Padres e as Madres Provinciais. Compareceu uma Comissão representativa dos Antigos Alunos Maristas (FAGAAM) e da APAMECOR (Associação de Pais e Mestres do Colégio do Rosário). O Sr. Arcebispo Dom Vicente Scherer benzeu o edifício. O transporte do material da antiga para a nova sede foi realizada pelos Irmãos colaboraram de modo edificante, na limpeza dos quartos, das janelas e na instalação dos móveis. Foi um trabalho muito estafante. Um interessante artigo publicado no Boletim de Estudos de autoria do Irmão Eugênio Damião, conta a evolução histórica da Residência Champagnat desde início da Província Meridional.​

Foto 136.2 A construção do prédio da Sede Provincial.JPG