Navegar para Cima

Notícias

América Sul: ação coletiva para o desenvolvimento do carisma marista

16/06/2016
Institucional
Criada para fortalecer a atuação marista em sete países, a Região América Sul já começa a dar seus primeiros passos

Criada para fortalecer a atuação marista em sete países, a Região América Sul já começa a dar seus primeiros passos rumo à implementação de iniciativas que consolidem a sinergia entre as Unidades que a compõem. No mês de maio, a equipe de implementação esteve reunida em Santiago do Chile, para estruturar um plano de trabalho fundamentado na convivência fraterna entre Irmãos e Leigos/as das cinco Províncias que compõem a nova região.

No primeiro encontro, a equipe de implementação desenvolveu a visão e os princípios orientadores da Região América Sul, tomando como ponto de partida os insumos inspiradores da Assembleia de Florianópolis, que reuniu os Conselhos Provinciais. Como eixo principal, traçou-se um horizonte de trabalho que impulsione a vitalidade do carisma. A proposta de redação da visão, ainda será validada pelos Provinciais

Como princípios para o trabalho, elencaram-se:

  • ·         Interculturalidade
  • ·         Mística e profecia
  • ·         Mentalidade global
  • ·         Liderança servidora
  • ·         Sustentabilidade, solidariedade e subsidiariedade
  • ·         Criatividade e inovação
  • ·         Educação integral


A partir da estruturação da visão e dos princípios, foi possível trabalhar os projetos e iniciativas indicados para as duas áreas de atuação propostas:

Desenvolvimento das pessoas

Levando em conta o que propõe a área verde, atendeu-se às iniciativas elencadas pela Assembleia de Florianópolis, referentes ao noviciado regional e à animação vocacional de Irmãos e Leigos Maristas. Além disso, trabalhou-se em dois outros projetos: a identificação de experts e o plano de comunicação para a região, desenvolvendo um plano de trabalho, propósitos e ações esperados, bem como próximos passos, estabelecendo tempos e verificando avanços.

Estrutura

Abordaram-se e desenvolveram-se as iniciativas relativas aos projetos: rede de economatos, rede de escolas e modelo operativo. Os aspectos propostos no plano estruturado, com ações a desenvolver contemplam prazos, metas e responsáveis, como fruto do que foi trabalhado e acordado ao longo da reunião, com o propósito de avançar nas iniciativas desenhadas.

Foram indicados responsáveis da equipe de implementação para cada projeto, delegando atividades de acompanhamento buscando, assim, avanços que devem ser compartilhados no próximo encontro.

A próxima reunião da equipe será realizada em Brasília, em setembro. O resultado de todo o processo será apresentado aos Provinciais da região em outubro de 2016. O horizonte desse trabalho está previsto para a reunião da Região América Sul, que será realizada em Montevidéu, em março de 2017

Fazem parte da equipe de implementação

Coordenador: Ir. Alberto Aparicio; Representantes: Ir. Wagner José e Manuela Suassuna (Província Marista Brasil Centro-Norte); Ir. Deivis Fischer e Marcelo Cordeiro (Rede Marista/Província Marista Brasil Sul-Amazônia); Ir. Jorge Gaio e Rony Ahlfeldt (Marista Brasil Centro-Sul/Grupo Marista); Ir. José Kuhn e Inés May (Província Marista Cruz del Sur); Ir. Patrício Pino e Ernesto Reyes (Província Marista Santa Maria de Los Andes); Luca Olivari (Instituto Marista)​