Navegar para Cima

Notícias

Antônio e Elenice Revers - Família, fé e amor

07/12/2020
Institucional
O casal de Leigos participou da quarta edição do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida

​O amor, o companheirismo e a espiritualidade são características muito marcantes no relacionamento do casal Antônio e Elenice Revers. Moradores de Passo Fundo e membros do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) desde 2003, eles são os personagens do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida que representam os Leigos e Leigas maristas nessa quarta edição.

A história de vida deles está intimamente ligada com a caminhada de fé estruturada no berço de suas famílias e que se reflete nas vivências que hoje eles passam aos filhos, netos e às demais pessoas da comunidade na qual estão inseridos.

Os dois vieram de famílias humildes e que batalharam muito para que os filhos pudessem estudar e construir uma caminhada de vida adulta sólida e permeada por valores cristãos. Elenice, bem jovem, formou-se como professora normalista. Em 1965, começou a trabalhar e, em seguida, já foi nomeada para ser diretora em uma escola no interior. “Eu tinha somente 19 anos e fui trabalhar como diretora na Escola Reunida de Passo da Entrada. Foram momentos de muitos desafios e aprendizados, mas que me enchem de orgulho. Deixei uma contribuição muito bonita na vida daquelas crianças", afirma.

Voltando para Passo Fundo, seguiu seus estudos e entrou na universidade para cursar Estudos Sociais e depois também se formou em Pedagogia com ênfase em Supervisão Escolar.

Já Antonio, relembra que, na infância, a família falava polonês em casa. Ele foi aprender o português quando entrou na escola já com sete anos de idade. Com 12 anos, ele aceitou o convite de ir para o Seminário e seguir seus estudos de formação básica lá. Após alguns anos estudando e fazendo o discernimento sobre a sua vocação, ele entendeu que sua missão era constituir família e atuar como Leigo junto à comunidade. Com essa decisão, ele deixou o seminário e voltou para a casa da sua família, em Passo Fundo.

Ele recorda que, quando chegou em casa, seu pai estava determinado a ajudá-lo a seguir se qualificando. “Ele me disse: Antônio, tu já estudou tantos anos, tu não pode ficar aqui no interior. Nós vamos encontrar uma escola boa pra ti". Nessa busca, eles conseguiram uma vaga no Colégio Marista Conceição para o curso Comercial, um curso noturno que tinha como foco a formação em contabilidade. Concluindo essa formação, ele prestou vestibular na Pró‑Universidade de Passo Fundo e foi aprovado para cursar Ciências Políticas e Econômicas.

Assim, com a trajetória profissional encaminhada, Antônio e Elenice seguiam vivendo a juventude, frequentando os espaços de lazer e integração da cidade de Passo Fundo e sonhando com a construção de uma família.

​Destinos que se cruzam

Os finais de semana eram o momento em que os dois aproveitavam para se divertir com os amigos. A rotina de trabalho de estudo de ambos era quebrada com as tardes de passeios na praça e idas ao cinema.

Foi em uma dessas tardes que os dois se viram pela primeira vez. Após alguns dias, chegado o carnaval, se encontraram no tradicional baile promovido pelo clube da cidade. Antônio conta que esse foi o momento que ele tomou coragem e chamou a Elenice para uma conversa “tête‑à-tête".

E ela complementa: “Nós conversamos toda a noite, seriamente! Ele me contou sobre a vida dele, sobre os sonhos, os projetos, eu contei sobre a minha vida e foi incrível como aquela primeira conversa definiu o nosso futuro", afirma. Onze meses depois do primeiro encontro eles casaram.

Elenice e Antonio V06.00_15_45_00.Quadro010.png

“A cerimônia foi na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e a festa foi no restaurante do Clube em que nós nos conhecemos", conta Antônio. Com o início da vida conjugal estruturada, sentiram que era o momento de aumentar a família. Após dois anos de casados, tiveram o primogênito, Luís Fernando, e a filha Valesca chegou dois anos mais tarde para completar o lar dos Revers.

“Nossos filhos foram criados participando ativamente do nosso planejamento familiar. Sempre conversamos sobre as nossas decisões de família na mesa do jantar, todos juntos. Isso foi muito importante para que eles soubessem o valor de cada coisa", afirma Antônio.

​Maristas de coração

As primeiras referências maristas do casal são ainda dos momentos de infância e juventude. Elenice recorda que ia nas missas celebradas no Colégio Marista Conceição na época que os seus irmãos estudavam na escola, e Antônio relembra com carinho e orgulho do período que foi estudante da escola e contribuiu com a doação de um dos vitrais da capela.

“Tem o meu nome gravado lá no vitral. Até hoje, entrar na capela e ver que a contribuição da minha turma está estampada lá é motivo de muito orgulho para mim e para a minha família", afirma.

No período em que os filhos Luís Fernando e Valesca foram alunos do Marista Conceição, os pais aproximaram-se ainda mais do carisma marista. “Sempre fomos muito participativos, íamos nas reuniões como pais representantes, ajudávamos nos eventos, e fomos, inclusive, presidente da Associação da Pais e Mestres", afirma Elenice.

No ano de 1989, Elenice deixou de ter apenas o papel de mãe e passou também a ser educadora do Marista Conceição. Na ocasião, ela havia se aposentado como professora de Ensino Religioso do Estado e começou a trabalhar na escola no Setor de Orientação Religiosa (SOR).

“Na época, o Irmão Remídio, que era o diretor, me convidou para trabalhar no Marista Conceição. Com os maristas, eu aprendi muita coisa e também levei muito do que eu já tinha adquirido de conhecimento nas experiências anteriores", conta.

Desse período, ela recorda com muito carinho e gratidão diversos projetos e atividades realizadas. Em especial, a criação da missa mensal na escola. “Começamos com as celebrações no ano de 1990. Era um momento muito rico! Sempre havia uma turma responsável pela liturgia, pelos símbolos. Eles gostavam de participar", recorda Elenice.

Foi nesse período que surgiu o pãozinho da Elenice. A tradição que se mantém até hoje na escola foi uma forma que ela encontrou de oportunizar que as crianças também pudessem participar do momento de comunhão, independente da idade. “Encomendei na padaria uns pães redondinhos, bem pequenos, e colocava em um cesto para o Padre abençoar. As crianças adoravam. Até hoje as pessoas pedem no final da missa o pãozinho da Elenice".

Elenice e Antonio V06.00_08_24_10.Quadro009.png

​Partilha da fé em família

Como define Antônio: “a partir do momento que a gente opta por formar uma família e por ser abençoado com o sacramento do Matrimônio, nós já estamos em um movimento". E foi com esse compromisso de servir a igreja e ao próximo que o casal Revers estruturou a sua família.

Logo que se casaram, já começaram a participar do Movimento Familiar Cristão. Formaram um grupo e assumiram a organização de cursos de noivos e outras formações. Ficaram cerca de 20 anos participando ativamente e foram, inclusive, presidentes Diocesanos do Movimento. “Viajamos por todas as cidades da Diocese. Nós elaborávamos as temáticas que seriam trabalhadas nos cursos e reuniões com as famílias", conta Antônio.

Com uma caminhada de fé já estruturada foram convidados para participar do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Em 1980, foram a São Paulo fazer o curso, na companhia de mais seis casais, e formaram um grupo piloto para introduzir o movimento em Passo Fundo. Essa também foi uma caminhada de muitos frutos, na qual eles foram responsáveis por organizar diversos cursos e formações em cidades da região.

Anos depois, quando a Elenice já estava trabalhando no Marista Conceição, ela foi convidada para apresentar o projeto de Manhãs de Formação, desenvolvido na escola, em um encontro nacional que foi realizado em Curitiba para celebrar o Centenário Marista no Brasil.

Voltou do encontro ainda mais encantada com a missão marista e decidida a seguir estudando mais sobre São Marcelino Champagnat e sobre o carisma. É a partir desse momento que ela conhece o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM). Como família, Elenice e Antônio foram aprofundando mais os conhecimentos sobre o laicato marista e, em 2003, começaram a participar da Fraternidade Semeando Esperança.

A caminhada seguiu sendo de muitos aprendizados. Nesses 17 anos eles já fizeram parte da Equipe Executiva do MChFM na Província, participaram de encontros nacionais e internacionais, entre outras atividades. “O Movimento Champagnat, através do carisma marista, nos oferece uma condição de católicos com maior compreensão e participação, entendendo que temos uma missão e que temos um testemunho a dar", afirma Elenice.

A história da família Revers nos inspira a mantermos a fé e o amor sempre vivo em nossos lares. Assista ao vídeo completo e conheça mais detalhes sobre o casal de Fraternos Maristas.


​Memórias Maristas: histórias de amor e vida

Neste ano de 2020, o projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida chega a sua quarta edição e apresenta em 12 minidocumentários, marcos importantes da nossa caminhada institucional que se cruzam com as histórias de vida dos personagens entrevistados. Muito mais do que narrativas documentais, o projeto humaniza a trajetória da Rede Marista a partir desses relatos. Confira os vídeos da quarta edição aqui.