Navegar para Cima

Notícias

Irmão Alfredo Crestani - Olhar humano para a educação

09/10/2020
Institucional
O Irmão é um dos entrevistados do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida

​​​​Um estudioso apaixonado pela educação. Assim podemos definir o Irmão Alfredo Pascoal Crestani. Aos 84 anos e 63 de vida religiosa, ele é um dos personagens entrevistados na quarta edição do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida.

A descoberta da vocação religiosa e do gosto pela área da educação foi construída a partir das suas vivências familiares. Natural de Nova Prata (RS), descente de italianos, Alfredo Crestani é o sétimo filho dos 12 herdeiros do casal Pedro e Orsola. Ainda na infância, ele recorda dos momentos em que dava aula para os demais irmãos a pedido do pai: “eu até era um pouco mais arteiro que os meus irmãos, mas tinha facilidade de aprender e terminar as minhas tarefas. Então o pai me dizia: senta ali e ensina os teus irmãos”, conta com carinho.

O grande incentivador para a entrada na vida religiosa foi o seu irmão Francisco, que também era Irmão Marista. “Eu sempre tive o Francisco como meu grande exemplo. Desde o início da minha caminhada vocacional sempre me inspirei muito no trabalho que ele desenvolvia. Tenho um orgulho muito grande”, afirma.

Depois de passar por todas as etapas formativas do itinerário vocacional, o Irmão Crestani iniciou seu apostolado atuando como professor de matemática. “Eu era bem rígido! Com o passar dos anos fui mudando um pouco o meu modo de lecionar. Mas uma coisa que eu nunca abri mão, era da preparação das minhas aulas: sempre me dediquei muito! Acredito que isso é essencial para ser um bom professor: o estudo e o aprimoramento devem vir em primeiro lugar”, ressalta.

A formação em psicologia, na década de 70, começou a dar um novo foco para o seu apostolado. A partir do trabalho em parceira com o seu irmão Francisco, no Colégio Marista Rosário, ele começou a se especializar na área de Orientação Educacional: “eu tive a honra de implementar esse trabalho no Colégio Marista Assunção. Depois de conviver cinco anos trabalhando ao lado do meu irmão no Colégio Marista Rosário, eu percebei o quanto a Orientação Educacional ajudava no desenvolvimento dos estudantes e como era necessário ter esse tipo de acompanhamento em todas as escolas maristas”, conta o Irmão Crestani.

Além da área educacional, o Irmão também dedicou boa parte do seu apostolado para a formação de novos religiosos. Durante a sua atuação no Noviciado Intercongregacional, ele ministrou formações em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, atuando com homens e mulheres que estavam em processo de discernimento vocacional. “O meu foco era realizar um trabalho humano, em primeiro lugar, e não deixar nunca de contemplar os valores que cada um trazia das suas vivências”, afirma. Essa atuação junto aos jovens em formação rendeu-lhe um envio muito especial, no qual ele lembra com carinho de todos os detalhes.

A carta de convocação enviada pelo Irmão Superior Geral do Instituto Marista na década de 80 está até hoje gravada na sua memória e ele narra com um grande sorriso no rosto: “O texto dizia assim: Prezado Ir. Alfredo, na sessão do Governo Geral do Instituto, do dia 13 de junho deste ano, você foi escolhido para ser o diretor do Colégio Internacional de Roma. Espero que você não encontre razões para não aceitar. Por ocasião do Natal esteja em Roma. Desde já, desejamos um bom trabalho!”.

Nesse trabalho como diretor do Colégio Internacional de Roma, o Irmão Crestani atuou, durante três anos e meio, colaborando com a formação de mais de 40 jovens vocacionados de diferentes países. “Esse envio foi muito desafiador, porque, em primeiro lugar, nunca tinha pensado em chegar nesse ponto e, em segundo, viver com uma Comunidade tão grande de 35 a 40 Irmãos, foi um fator de grande crescimento para mim”, afirma.

Voltando ao Brasil, diferentes experiências também foram marcantes na sua trajetória, dentre elas destaca-se a atuação missionária na região amazônica na qual ele pode atuar como professor e psicólogo de forma voluntária em diferentes regiões.

Durante os anos 2000, um desafio que poderia ser motivo de desânimo e dificuldade deu ao Irmão Crestani ainda mais ânimo para seguir seu apostolado. Após ser diagnosticado com câncer ele recorda o quanto o período de tratamento fez com que ele pudesse reavaliar a sua forma de vida: “mesmo quanto eu fazia quimioterapia eu queria viver. Não me entreguei nunca, e isso me deu um espírito de luta persistência”, afirma.

Um novo capítulo: O renascimento 

Foi durante esse período que nasceu o escritor Alfredo Crestani. “Eu me recordo do Irmão Inacio, que já era o provincial, ir ao hospital me visitar e dizer: vamos ficar bom logo para que tu possas escrever um livro sobre a história do teu irmão”, conta empolgado. O gosto pela literatura ele já tinha, o que ainda não sabia é que também teria o dom para a escrita.

Ir Alfredo v04.00_14_14_01.Quadro002 (1).png

A primeira obra foi lançada em 2011, fazendo uma narrativa biográfica sobre o Irmão Francisco Chrestani. Depois disso, ele já lançou mais oito obras autorais, todas focada na área da educação e na importância de termos um olhar humano para os processos pedagógicos. Confira os títulos:

  • Irmão Francisco Chrestani, FMS: educador marista (2011)
  • As múltiplas dimensões do cuidado: aprimoramento das relações educativas (2014)
  • Construir a vida com sentido (2015)
  • Adolescência: tentando compreender o que é difícil entender (2016)
  • A missão de educar com qualidade: princípios, valores e atitudes na ação educativa (2017)
  • Pensar a educação na pós-modernidade: o cultivo da consciência planetária e ecológica (2018)
  • Navegar em águas mais profundas: compreender a onda e propor escolhas (2019)
  • A gestão educacional e seus processos: gerir com liderança e práticas humanizantes (2020)
  • A fé conduz ao mergulho de Deus: Educar-se pela prece reflexiva (2020)

“Fui adquirindo o gosto e a prática por escrever sempre assessorado por muita leitura de outros autores e obras de diversos tipos”, relata. Hoje, vivendo na Comunidade Marista Graças, em Viamão, o Irmão dedica-se a assessorar a área pedagógica da escola​ e, segue ativo na Comunidade procurando ajudar de diferentes formas. “Eu aprendi a fazer sabão com a reutilização de óleo de cozinha. Então, para me manter sempre ativo e ajudar as pessoas, eu faço sabão e doo para as pessoas aqui do entorno. Outra coisa que eu também gosto de produzir são os licores”, conta o Irmão que já é conhecido por ter em suas dependências três “fábricas”: livros, sabão e licores. 

Sempre muito focado nos estudos e na atualização constante das práticas educativas, o Irmão Crestani é uma referência para os educadores maristas: “Acredito que o legado que eu deixo para a educação é um chamado a olharmos os processos pedagógicos com uma maior compreensão humana”, avalia. Confira no vídeo, mais detalhe sobre a história de amor e vida do Irmão Alfredo Crestani:

​​


Memórias Maristas: histórias de amor e vida

Neste ano de 2020, o projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida​ chega a sua quarta edição e apresenta em 12 minidocumentários, marcos importantes da nossa caminhada institucional que se cruzam com as histórias de vida dos personagens entrevistados. Muito mais do que narrativas documentais, o projeto humaniza a trajetória da Rede Marista a partir desses relatos. Confira os vídeos da quarta edição aqui​