Navegar para Cima

Notícias

Colaboradores/as participam de semana de Encontros Pastorais

16/03/2021
Institucional
Atividades ocorreram entre os dias 8 e 12 de março

​​​​​Uma semana que contribuiu para reavivar sentimentos e vontades de transformar vidas e fazer a diferença na trajetória de crianças, adolescentes e jovens. É assim que Lediana Ramos, pastoralista há quatro anos no Centro Social Marista Boa Esperança, de Santa Cruz do Sul (RS), define a semana de Encontros Pastorais. Realizada na modalidade virtual, as formações envolveram cerca de 90 colaboradores/as que atuam no Serviço de Pastoral e também em outros setores das unidades e empreendimentos da Rede Marista entre os dias 8 e 12 de março.

​Lediana participou de quatro dos cinco encontros oferecidos e acrescenta que se sente ainda mais comprometida com a missão marista. “As atividades trouxeram um sentimento de compromisso reforçando e motivando a missão, com a certeza de que estamos no caminho certo enquanto instituição”, destaca.

Para quem está chegando na Rede Marista, o sentimento é o mesmo. Cézar Menegat assumiu a função de Coordenador de Pastoral no Colégio Marista Medianeira, de Erechim (RS), em fevereiro deste ano e afirma que os encontros formativos possibilitaram um aprofundamento do projeto pedagógico-pastoral da Rede Marista. “Mesmo de forma virtual, me senti presente junto ao grupo, pelas palavras, pelo afeto, pelo acolhimento e pelas partilhas. Os encontros fortaleceram a convicção pela formação integral, valorizando as diversidades e a escuta atenta às infâncias, adolescências e juventudes”, conta.

O Pacto Educativo Global​ foi o fio condutor que pautou as formações. Divididos em grupos, a participação dos pastoralistas ocorreu conforme a especificidade de atuação de cada um/a. Confira abaixo:

Encontro de Novos/as Pastoralistas

Com objetivo de proporcionar uma imersão no contexto pedagógico-pastoral e evangelizador da Rede Marista, a atividade contou com a presença de colaboradores/as contratados/as a partir de abril de 2020. Entre os temas abordados no encontro estiveram: a identidade, presença e atuação da Rede Marista e os conceitos, metodologia e compromissos do serviço pastoral. Também houve momentos celebrativos e de partilha. A atividade foi dividida em dois momentos: ocorreu durante a tarde do dia 8/3 e no dia 12/3 pela manhã. 

Encontro de Pastoralistas

No dia 9/3, foi a vez de reunir todos/as os/as pastoralistas que atuam nas unidades e empreendimentos da instituição. Com o tema Pacto Educativo Global, Dom Leomar Bustolin​, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e Referencial para Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 3, apresentou as implicações da proposta do Papa Francisco no serviço de pastoral desempenhado nos espaços de missão. Além disso, a incidência das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja na atuação também pautou a sua formação. O encontro contou ainda com momentos de oração e partilha em grupos.​​​

Encontro de Responsáveis pelo Programa Voluntariado Marista

O apelo do Papa Francisco presente no Pacto Educativo Global que convida a ter coragem para educar pessoas disponíveis para o serviço embasou o diálogo do encontro realizado no dia 10/3. Para isso, a atividade contou com a assessoria de Alvanei Finamor, que atua no setor de Identidade e Missão da Província Marista Brasil Centro-Norte. Na oportunidade, também houve partilhas sobre experiências de voluntariado nesta província e na Rede La Salle. A atividade reuniu pastoralistas responsáveis por levar adiante o Programa Voluntariado nas unidades e empreendimentos.

​Encontro de Responsáveis pela Pastoral das Infâncias

Além de pastoralistas responsáveis por conduzir a Pastoral das Infâncias nos Colégios e Unidades Sociais, este encontro contou com a participação de educadores/as que integrarão os Percursos de Aprendizagem: experiências reflexivas da Pastoral das Infâncias. O itinerário formativo lançado durante a atividade, que ocorreu no dia 11/3, busca promover um alinhamento conceitual e metodológico da atuação pastoral junto às infâncias, visando à qualificação e ressignificação das práticas pedagógico-pastorais. Em consonância com a iniciativa, também houve duas oficinas: Infâncias e escuta, ministrada por Loide Trois que é Asessora Educacional da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista, e Múltiplas linguagens e experiências, conduzida por Karin Flores, Coordenadora Pedagógica no Colégio Marista Ipanema, de Porto Alegre (RS).

Encontro de Assessores/as da PJM

A oportunidade de (re)construção do diálogo com as novas gerações foi o tema da formação conduzida pelos colaboradores do Observatório ​ Juventudes PUCRS/Rede Marista​, Patrícia Teixeira e Luiz Gustavo Tessaro, para quem exerce o ministério da assessoria junto a Pastoral Juvenil Marista (PJM) nas unidades e empreendimentos. Durante o encontro que ocorreu no dia 12/3, eles abordaram como o Pacto Educativo Global se aplica na proposta de evangelização de adolescentes e jovens. Além disso, apresentaram dados sobre o contexto contemporâneo dos/as adolescentes e jovens no que tange as relações com o trabalho, a educação e a saúde mental.​​