Navegar para Cima

Notícias

Pacto Educativo Global: O pedido do Papa Francisco

16/10/2020
Institucional
O pontífice conclama o mundo a trabalhar em prol de uma educação de qualidade

​No dia 15 de outubro, data em que celebramos do Dia do Educador, o Papa Francisco conclamou o mundo inteiro a trabalhar em prol de uma educação d​e qualidade. Durante a aula magna da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, o Papa convocou o Pacto Educativo Global: Juntos para olhar além. O encontro foi organizado pela Congregação para a Educação Católica.

Em sua videomensagem, Francisco fez um resgate sobre como os sistemas educativos do mundo inteiro sofreram com a pandemia. “Em todos os lugres, procurou-se implementar uma rápida resposta, por meio de plataformas digitais, que evidenciaram, não só uma grande disparidade de oportunidades educacionais, mas também o fato de muitas crianças e adolescentes terem sofrido atraso no processo pedagógico de ensino e aprendizagem", avalia Francisco.

Tendo como subsídio os dados apresentados por agências internacionais, o Papa ressalta que estamos vivendo uma catástrofe educativa. “Pode ser forte expressão, mas é a realidade. Esses dados demonstram que cerca de dez milhões de crianças poderiam ser obrigadas a abandonar a escola por causa da crise econômica gerada pelo coronavírus", afirma Francisco.

Para o pontífice, é necessário renovar o percurso formativo para construir novos paradigmas, capazes de responder aos desafios e emergências do mundo atual, pois a educação – diz ainda o Papa – “é um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história. É uma questão de amor e responsabilidade".

Pacto Educativo Global

Pensando no futuro da educação, Francisco reforça que será preciso trabalhar aspectos de escuta, diálogo e compreensão mútua. O projeto de Pacto Educativo Global será “para e com as gerações jovens que empenhe as famílias, as comunidades, as escolas e universidades, as instituições, as religiões, os governantes, a humanidade inteira na formação de pessoas maduras", explica o Papa.

Em sua fala, ele elenca sete compromissos que devem ser assumidos pelas instituições que aderirem a essa proposta, como: colocar a pessoa em primeiro lugar no processo educativo, ouvir a voz das crianças, dos jovens e da família, investir na educação das meninas, educar para o acolhimento, encontrar novas formas de compreender a economia e a política, assim como guardar e cultivar a casa comum.

Confira aqui o vídeo completo do encontro transmitido pelo canal do youtube do Vatican News:


A educação marista que atende aos apelos do Papa

O chamado do Papa Francisco nos inspira a trabalhar em prol de um mundo melhor por meio da ação transformadora da educação. Como maristas, seguiremos empenhados em continuar exercendo, em nossos espaços de missão, essas práticas educativas que formam integralmente nossos estudantes, educandos e universitários.

A pedagogia marista é permeada por todos os pontos elencados por Francisco. Acreditamos em  uma educação que valoriza o protagonismo dos estudantes, que transmite conhecimentos acadêmicos e valores humanos, pois são a partir dessas potencialidades que vamos colaborar para a formação que bons cidadãos.

Com já dizia o fundador da obra marista no mundo, São Marcelino Champagnat: “educar é uma obra de amor". Nós seguimos firmes nessa luta de promover uma educação de qualidade em todos os nossos espaços de missão.