Navegar para Cima

Notícias

Pacto Educativo Global pauta semana de Encontros Pastorais

24/02/2021
Institucional
Atividades ocorrerão entre os dias 8 e 12 de março

​​​​​​​Foto do Encontro de Pastoralistas de 2019

Entre os dias 8 e 12 de março, a Coordenação de Pastoral da Rede Marista realiza uma sequência de atividades virtuais destinadas aos/às colaboradores/as que atuam no Serviço de Pastoral das unidades e dos empreendimentos. O objetivo das formações é estudar temas referentes à Pastoral, projetar o ano que se inicia e promover partilha de experiências.

Denominada de Encontros Pastorais, a série de eventos terá como tema geral o Pacto Educativo Global, um apelo feito pelo Papa Francisco que visa reavivar o compromisso com as gerações mais novas buscando renovar a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz da escuta paciente, do diálogo construtivo e da mútua compreensão. 

Segundo o Coordenador de Pastoral da Rede Marista, José Jair Ribeiro, dentro do contexto do Pacto, o diálogo será o aspecto de maior ênfase. “Discutiremos esse assunto como um princípio essencial do ser humano e como um caminho de construção da vida social e individual.” Ainda de acordo com ele, o costume de realizar atividades como essas remonta à época do próprio São Marcelino Champagnat. “É a cultura institucional de encontros. Nosso fundador reunia uma vez ao ano durante um mês os Irmãos na casa de L’Hermitage. Era um tempo para retiro, vivências, partilhas, atualizações/estudos pedagógicos, planejamentos etc”, explica.

Grupos por segmento

Cada encontro será composto por momentos celebrativos e de formação que contarão com a presença de assessores/as. Um deles será o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. Referencial para Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 3, o bispo estará na atividade do dia 9/3. 

Os/as participantes serão divididos em diferentes datas, conforme a especificidade de atuação de cada um/a dentro do Serviço de Pastoral. Confira abaixo:

8/3 | Encontro de Novos/as Pastoralistas: será destinado aos/às colaboradores/as contratados/as a partir de abril de 2020. 

9/3 | Encontro de Pastoralistas: terá como interlocutores/as todos/as os/as colaboradores/as que atuam no Serviço de Pastoral das unidades e dos empreendimentos.

10/3 | Encontro de Responsáveis pelo Programa Voluntariado: destina-se aos/às colaboradores/as responsáveis pelos processos do Programa Voluntariado nas unidades e nos empreendimentos.

11/3 | Encontro de Responsáveis pela Pastoral das Infâncias: participarão os/as colaboradores/as que dão seguimento às atividades relacionadas à Pastoral das Infâncias nas unidades e nos empreendimentos. 

12/3 | Encontro de Assessores/as da Pastoral Juvenil Marista (PJM): os participantes serão os/as colaboradores/as responsáveis por articular a PJM nas unidades e nos empreendimentos.

Os encontros serão realizados das 14h às 16h30, com exceção do dia 12 de março em que às 16h30 haverá o encerramento da semana Encontros Pastorais com todos/as os/as pastoralistas. Ao todo, cerca de 9​​0 pessoas participarão das atividades.