Navegar para Cima

Notícias

Série de encontros reúne colaboradores/as do Serviço de Pastoral

25/03/2022
Institucional
Atividades ocorreram nos dias 9, 10, 14, 15 e 16 de março

​​​​Na primeira quinzena de março, a Coordenação de Pastoral da Rede Marista realizou uma série de encontros a fim de qualificar a atuação dos/as colaboradores/as que atuam no Serviço de Pastoral dos Colégios, Hospital São Lucas, PUCRS e Unidades Sociais. As formações ocorreram no formato online nos dias 9 e 10, 14, 15 e 16 deste mês.​​

A primeira atividade foi destinada apenas a pastoralistas que ingressaram a partir de abril de 2020 com objetivo de proporcionar uma imersão em temas como evangelização e metodologia pastoral. No dia seguinte, 10/3, todas as pessoas que atuam neste setor nas unidades/empreendimentos participaram de uma vivência conduzida pelo Irmão Dionísio Rodrigues, vice-presidente da Rede Marista.

Cultivo da missão

“De que forma tu cultivas a tua interioridade no teu dia a dia e como tu traduzes esse cultivo para a tua vida e missão?” Questionou o Irmão em uma de suas provocações ao grupo. Em sua fala, o vice-presidente também abordou os desafios de ser colaborador/as do Serviço de Pastoral. “O pastoralista marista está em uma busca constante à fidelidade criativa da vontade de Deus. Isso não é fácil”, destacou. 

O Irmão também apresentou caminhos para que eles/as possam ultrapassar possíveis adversidades que surgirem e aconselhou: “nunca esqueçamos que somos enviados/as em missão com aquele jeito maternal de Deus, aquele rosto mariano, além da fraternidade de Jesus Cristo”. ​

Poética da Infância

Na semana de 14 a 16/3, ocorreram encontros por especificidades de atuação dos/as colaboradores/as. Na segunda, 14/3, reuniram-se os/as que estão à frente da Pastoral das Infâncias. Na oportunidade, o casal de educadores Kátia Tavares e Severino Antônio ministraram uma formação sobre A poética da infância e o educar como arte. 

Por meio de exemplos práticos, os dois abordaram a importância da escuta e da valorização dos sentimentos das crianças. “A criança pensa por imagens, por sentimentos, por histórias, por perguntas, por brincadeiras livres. Com seu animismo, conversa com os objetos, os bichos, as plantas. Para ela, tudo tem voz, tem alma, tem vida”, explicou Kátia. Segundo ela, essa é a poética da infância que precisa ser cultivada.​

14-3-2022-encontro-pastoral-infâncias1.png
Encontro de Responsáveis pela Pastoral das Infâncias​​

Discípulos de Emaús e Solidariedade

Na sequência, no dia 15/3, ocorreu o Encontro de Assessores/as da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em que os/as responsáveis por acompanhar os grupos tiveram um momento repleto de partilha a partir da passagem bíblica dos Discípulos de Emaús (Lucas 24, 13-35). Na quarta, 16/3, ocorreu a atividade destinada aos/às pastoralistas que acompanham o Voluntariado. 

O Irmão José Bittencourt, gerente social das Unidades Sociais da Rede Marista, ministrou uma assessoria sobre a vivência da cultura da solidariedade nos espaços de missão marista. “O voluntariado abre os olhos, aguça nas pessoas a sensibilidade de ver as necessidades ao seu redor. Faz cada um/a se perguntar sobre as suas escolhas”, conceituou. No fim de sua fala, fortaleceu o que está na prioridade 2 do triênio para a Rede Marista: “na atual conjuntura, Deus nos pede que nós sejamos mais solidários/as. Não que não sejamos. Fazemos um belo trabalho, mas atualmente é preciso que a solidariedade seja o carro-chefe da nossa instituição”, reforçou o Irmão que também integra o Conselho Provincial.

Identidade de rede

Luís Alfonso Heckler, coordenador de pastoral do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre (RS), considerou positiva a proposta dos encontros que, segundo ele, fortalece a identidade pastoral de rede. “Partilhar alegrias, dividir as dificuldades encontradas e buscar luzes para a caminhada são contribuições favorecidas pelos encontros e que nos estimulam a continuar ‘ousando com esperança’”, afirma o/a pastoralista que participou de três dos cinco encontros realizados.

Ao todo, as atividades contaram com cerca de 90 participantes. No dia 28 de abril, os/as pastoralistas voltam a se encontram novamente. Desta vez, presencialmente para uma formação com a temática Reencontrar, acolher e cuidar. O evento será na PUCRS.​