Navegar para Cima

Notícias

Acompanhe as notícias do 3º Capítulo Provincial

24/11/2021
Institucional
O evento está sendo realizado em Veranópolis até o dia 26/11

​​​​​​​​​​​​​​​​O Capítulo Provincial seguirá com suas atividades no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis, até o dia 26/11. No primeiro dia de assembleia, os Capitulares refletiram sobre os apelos da Igreja e do Instituto Marista com os painéis: Vida Religiosa Consagrada em meio às transformações de nosso tempo: desafios e oportunidades, ministrado pela Irmã Cleusa Andreatta, e Ser Irmão - Realidade do Instituto Marista e Região América Sul, ministrado pelo Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa. 

À tarde, foi aberta a exposição Liderança Servidora, que conta a trajetória de 12 anos de gestão do Irmão Inacio Etges. A iniciativa é uma produção dos Centros de Memória da Rede Marista e apresenta a narrativa de apostolado do Irmão por meio dos papéis sociais que ele desempenhou.  

A programação do Capítulo seguiu com o painel Memória do Triênio 2019-2021, em que os Irmãos Inacio Etges, Onorino Moresco e Odilmar Fachi fizeram uma retomada das ações realizadas nos últimos três anos, com foco nos avanços e desafios enfrentados.  

IMG_1535.JPG​​


Dia 24/11 - Ousemos Escutar

No segundo dia de Capítulo, a programação teve como lema inspirador: Ousemos Escutar. A Comissão Central do Capítulo conduziu os trabalhos de discussões sobre a vida consagrada e a vocação laical. A partir dessas reflexões serão descritas as prioridades do Triênio. 

À tarde, foi realizado o painel sobre os resultados da Assembleia Provincial de Missão Marista com a apresentação da carta manifesto produzida pelos representantes da Assembleia. Os Irmãos Capitulares também vivenciaram o projeto Histórias Maristas, uma coletânea de dez áudios com histórias de interlocutores da missão em diferentes espaços da Província. As narrativas estão disponíveis no espaço orante do Capítulo. 

IMG_2296.JPG 


Dia 25/11 - Ousemos Acreditar 

Nesta quinta-feira, 25/11, o lema inspirador do Capítulo Provincial é Ousemos Acreditar. O novo Provincial, Irmão Deivis Fischer, motivou as atividades da manhã utilizando a simbologia do baú das novidades. Durante o dia, os Irmãos Capitulares poderão refletir sobre os sonhos e perspectivas de futuro para o próximo Triênio e depositar essas mensagens no baú que fica aos pés da Boa Mãe e de São Marcelino Champagnat. 

A programação do dia iniciou com apresentações sobre temas institucionais falando sobre modelo de governança, planejamento estratégico e Organização Religiosa. 

“Nesse terceiro dia, estamos no momento de sintetizar o espírito que permeou a discussões de todos dos grupos de trabalho. Com isso queremos elaborar coletivamente as prioridades e pontos de atenção para o próximo triênio”, explicou o Ir. Marcelo Bonhemberger, relator do Capítulo. 

IMG_2350.JPG

Na parte da tarde, a programação seguiu com as discussões sobre as prioridades do Triênio e os grupos de trabalho fizeram a descrição dos pontos de atenção para a próxima gestão. “O processo Capitular tem uma série de indicadores que demonstram um sinal de alerta, precisamos acreditar que o Espírito vai nos conduzindo para as melhores decisões”, alertou a Irmã Cleusa Andreatta, Assessora do Capítulo. 

Na sequência, o Irmão Óscar Martín Vicario, Conselheiro Geral do Instituto Marista, juntamente com o Irmão Deivis Fischer, apresentaram os pontos que devem ser avaliados por todos os Capitulares durante a eleição do próximo Conselho Provincial. “Precisamos de líderes servidores e proféticos”, enfatizou o Ir. Óscar. 

​Dia 26/11 - Ousemos Transformar 

No último dia de Capítulo, os Irmãos Capitulares iniciaram a programação da manhã elegendo o novo Conselho Provincial. Os Irmãos Danilo Correia Bezerra, Dionísio Roberto Rodrigues, José Carlos da Silva Bittencourt, Manuir José Mentges e Miguel Antonio Orlandi  acompanharão o Provincial Ir. Deivis Alexandre Fischer no próximo triênio.

A programação seguiu com a plenária e aprovação das Normas da Província. Na parte da tarde, será realizada a aprovação das prioridades para o próximo Triênio, bem como as recomendações ao Governo Provincial e ao 4° Capítulo Provincial. ​

fotos_5.jpg