Navegar para Cima

Notícias

Uma corrente de solidariedade

17/08/2020
Institucional
Maristas de toda a Rede uniram-se em prol do bem comum

​​​A pandemia evidenciou o quanto o mundo ainda sofre com as desigualdades sociais. No Brasil e, particularmente, nas comunidades que atendemos com a atuação social, muitas famílias perderam suas fontes de renda e estão vivendo em situação de vulnerabilidade.  

Como maristas, não poderíamos ficar omissos diante dessa situação. Por carregarmos em nossa essência o cuidado com o próximo e a luta por direitos para todos, formamos, logo nos primeiros dias de isolamento social, uma grande corrente de solidariedade, que ganhou ainda mais força com o passar dos meses. 

​Foram diversas frentes de atuação, que se concretizaram em nossos espaços de missão para beneficiar milhares de pessoas em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, em Brasília e na região amazônica. A Gerência Social dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista organizou o projeto Ação Comunidades. A iniciativa tem como objetivo arrecadar doações para beneficiar mais de cinco mil famílias assistidas pela nossa instituição. As doações de alimentos, materiais de higiene, cobertores e agasalhos seguem sendo feitas em pontos de coleta espalhados em nossas Unidades. Além de mantimentos, as doações em dinheiro feitas na conta da Ação Comunidades também estão sendo revertidas em chips de celular para oportunizar acesso à internet aos estudantes das escolas sociais da Rede Marista.

A cultura da solidariedade se fortaleceu nos diferentes espaços de missão. Escolas organizaram drive-thrus para a arrecadação de mantimentos, Centro Sociais produziram máscaras e pães e distribuíram para as comunidades locais, Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista realizaram campanhas sociais em suas paróquias, entre tantas outras ações voluntárias que surgiram entre nossos colaboradores, educadores, estudantes, familiares e Leigos.  

​​​ Texto auxiliar da imagem

Entrega de doações para famílias em situação de vulnerabilidade

Carlos Moraes, educador do Centro Social Marista Santa Isabel, é um dos responsáveis pela produção dos pães e reforça o quanto essas doações são aguardadas: “a fome não espera. Nós produzimos, aqui, cerca de 400 pães por semana e, se tivesse como fazer mais, com certeza haveria famílias para receber”, afirma.  

As campanhas também contaram com os talentos artísticos de nossos colaboradores, estudantes, educandos e parceiros. Durante esse período, foram realizadas diversas lives artísticas com apresentações musicais, com o objetivo de arrecadar doações para os mais necessitados. Já no Centro Social Marista Mário Quintana, a campanha Arte Solidária encontrou na venda de obras artísticas uma forma de beneficiar as famílias atendidas na Unidade. Ao todo, foram vendidos 95 quadros produzidos pelos educandos com material reciclado. O valor arrecadado é convertido em vale-gás e doado para as famílias que estão sem esse recurso em suas casas. 

​​​ Texto auxiliar da imagem

Quadros produzidos por educandos do Centro Social Marista Mário Quintana​

​Na Universidade, além da adesão a diferentes campanhas solidárias, também foram produzidos equipamentos de proteção individual nos laboratórios do Tecnopuc. Esses foram destinados para profissionais da área da saúde e educadores que estão à frente de suas atividades de forma presencial durante o período da pandemia. 

Na região amazônica, entre tantas iniciativas, destaca-se o envio de materiais de proteção por via fluvial para a comunidade da Foz do Tapauá, o acompanhamento da realidade dos povos indígenas em situação urbana de Manaus e a confecção de máscaras para serem distribuídas a grupos em situação de risco. Além disso, a Rede Marista também aderiu a campanha A Amazônia Precisa de Você coordenada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).​

É pelo comprometimento e perseverança na busca do bem comum e na defesa dos direitos que a Rede Marista busca ser sinal de esperança em tempos turbulentos. 


*Esta matéria foi publicada originalmente na revista institucional Circular Provincial - edição de agosto de 2020.​