Navegar para Cima

Notícias

Irmão Inacio Etges é empossado como Provincial

03/12/2018
Institucional
Cerimônia ocorreu durante a principal assembleia deliberativa da instituição

​​Na segunda-feira, 3 de dezembro, dia de abertura do 2º Capítulo Provincial, mais de 70 Irmãos, Leigos/as e jovens se reuniram na capela do Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS), para a cerimônia que reconduziu o Ir. Inacio Etges ao cargo de Provincial. Ministrada pelo Padre Gustavo Haas, Capelão da PUCRS, a celebração eucarística oficializou o Irmão como a principal liderança canônica da Rede Marista para o próximo Triênio.

Após a Liturgia, os Irmãos Óscar Vicário e Sylvain Ramandimbiarisoa, Conselheiros-Gerais do Instituto Marista, empossaram o Ir. Inacio e entregaram uma imagem do Sagrado Coração de Jesus – réplica de uma pequena estampa trazida da França pelos Primeiros Irmãos que chegaram ao Sul do Brasil, em 1900. Em seu discurso, o Provincial ressaltou a missão de promover a vida. Ontem, hoje e sempre. “Para o futuro, precisamos de um olhar cada vez mais aguçado para as necessidades das crianças e jovens", destacou. “Para hoje, o respeito à pessoa e o compromisso de tornar nossos ambientes educativos e assistenciais cada vez mais humanizados e humanizadores". Leia o discurso na íntegra aqui​.

Para fechar a cerimônia, o Vice-Provincial, Ir. Deivis Fischer, entregou ao Ir. Inacio uma miniatura de farol customizada pelos educandos do Centro Social Marista Mario Quintana, de Gravataí (RS). O presente é um dos elementos do lema do CapítuloJuntos, sejamos pontes e farol de esperança –, e simboliza a necessidade de caminharmos como família global para iluminar este mundo turbulento.

O 2º Capítulo Provincial segue até a sexta-feira, dia 7 de dezembro. Amanhã as atividades iniciam às 8h30, com a oração da manhã. Às 9h ocorre o segundo painel Memória do Triênio 2016-2018, com o tema Espiritualidade e Vida Partilhada. Na sequência, refletiremos sobre a Vida Religiosa Consagrada Marista, a partir das provocações do Conselheiro Geral, Ir. Óscar Martín Vicario. No turno da tarde, além do Momento Marial, trataremos da Vocação do Leigo Marista. O final do da dia será marcado pelo início das discussões sobre os desafios e indicações para prioridades do Triênio 2019-2021, além da Celebração Eucarística.​