Navegar para Cima

Notícias

Começa o 2º Capítulo Provincial

03/12/2018
Institucional
Encontro define os horizontes da Rede Marista para o próximo Triênio

​​​​O 2º Capítulo Provincial teve início na manhã da segunda-feira, 3 de dezembro, em Veranópolis (RS). Mais de 70 Irmãos, Leigos, Leigas e jovens estarão reunidos ao longo da semana para a principal assembleia deliberativa da Rede Marista. Guiados pelo tema Juntos, sejamos pontes e farol de esperança, eles definirão os rumos da instituição pelos próximos três anos.

A programação começou com um momento de oração e uma sensibilização para a vivência do Capítulo. O Presidente da Rede Marista e Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Inacio Etges, abriu os trabalhos convidando todos a ouvir os ecos que serão proporcionados ao longo da semana. “Que possamos nos dispor e inspirar no Espírito, olhando para o futuro e fazendo o que Ele nos conclamar", declarou. Na sequência, os Irmãos Óscar Vicario, da Espanha, Sylvain Ramandimbiarisoa, de Madagascar (ambos Conselheiros-Gerais do Instituto Marista) e Deivis Fischer (Vice-Presidente), juntamente com o Padre Carlos Gustavo Haas (Capelão da PUCRS), compuseram a mesa para a abertura oficial do encontro. ​

Relembrar e construir

O 2º Capítulo Provincial conta com três elementos centrais que nortearão as atividades ao longo da semana: Memória, Construção e Compromisso. Nesse sentido, o Ir. Deivis Fischer fez uma recapitulação do último Triênio, abordando desde a fundação da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, em 2015, até todo o processo preparatório e de definição da temática Juntos, sejamos pontes e farol de esperança. Os Irmãos Óscar Vicario e Sylvain Ramandimbiarisoa foram chamados para fazer uma​ sensibilização a partir deste tema, bem como um resgate do XXII Capítulo Geral, realizado no ano passado.

Essa fala foi aberta por um vídeo de saudação e motivação do Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, que ressaltou a importância da criação coletiva. “O Capítulo é um tempo de sonhar, construir e escutar Deus juntos", pontuou. Na mesma linha, Ir. Óscar reforçou que “só é possível ser farol em comunidade". Já o Ir. Sylvain recordou que os diálogos da assembleia dessa semana vão ao encontro dos principais apelos do Instituto Marista. “Precisamos nos perguntar o que Deus quer que sejamos e o que devemos fazer", refletiu.

Primeiras definições

A manhã se encerrou com a eleição da Comissão Central do Capítulo. O Ir. Evilázio Teixeira foi escolhido como Coordenador, os Irmãos Manuir Mentges e Deivis Fischer como Moderadores e os Irmãos José Carlos da Silva Bittencourt e Francisco Arnold como Secretários. O Ir. André Luís Dall' Agnol e o Ir. Valdinei Gabardo são os Escrutinadores. “É importante que ao fim desta semana saiamos com os horizontes do próximo Triênio," frisou o Ir. Evilázio. “Que durante o Capítulo possamos olhar para o futuro a partir do discernimento, dando as respostas que a instituição necessita neste momento".

O dia segue com a aprovação da programação do Capítulo e com o primeiro painel do encontro, que tem Missão como tema. À noite, ocorre a cerimônia de posse do Ir. Inacio Etges, que será reconduzido à função de Provincial.