Navegar para Cima

Notícias

Capítulo Provincial recorda contextos e realidades do último Triênio

03/12/2018
Institucional
Avanços e pontos de atenção foram debatidos em plenária

​​​​​​​​​A tarde da segunda-feira, 3/12, primeiro dia de Capítulo Provincial, teve a Memória como temática central. O primeiro painel do encontro, intitulado Missão, iniciou apresentando os principais avanços do último Triênio (2016-2018) no que se refere às áreas da Educação Básica e Social, Ensino Superior, Saúde, Evangelização e nas Instâncias Corporativa e Canônica da instituição.

​Estiveram presentes como representantes o Gerente Educacional dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Luciano Centenaro; o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; o Superintendente do Hospital São Lucas, Sérgio Baldisserotto; o Coordenador de Pastoral, José Jair Ribeiro; e o Vice-Presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer. Após a socialização dos destaques e pontos de atenção de cada área, os Irmãos, Leigos/as e jovens Capitulares debateram em seus respectivos grupos – formados por 10 pessoas e denominados Pequenas Comunidades – para elencar os principais avanços e desafios que foram observados. Na sequência, esses aspectos foram partilhados em uma plenária. 

O painel foi finalizado com a apresentação dos projetos priorizados nos últimos três anos. São eles: Acompanhamento dos Irmãos e Comunidades, Itinerário Vocacional de Leigos/as, Rede Marista Evangelizadora, Frentes de Sinergia e Missão e Presença. Esse último foi apresentado pelos Irmãos Deivis Fischer e Odilmar Fachi, Capitular e Diretor do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). O projeto consistiu em um processo de escuta com Irmãos e Leigos/as , para analisar a realidade da instituição e pensar novos horizontes para manter a perenidade da missão. “Durante as conversas, questionamos os participantes do ponto de vista pessoal e da atuação em si, abordando pontos que iam desde a presença em diferentes regiões até a relação entre Irmãos e Leigos, por exemplo", explicou Ir. Fachi. 

Dia encerra com a posse do Provincial

A programação da segunda-feira conta ainda com a cerimônia que irá reconduzir o Ir. Inacio Etges ao cargo de Provincial, principal liderança canônica da instituição. A posse será na capela do Recanto Marista Medianeira, onde está ocorrendo o Capítulo Provincial, às 19h. Acesse a página da Rede Marista no Facebook para acompanhar a transmissão ao vivo.​