Navegar para Cima

Notícias

Ir. Inacio Etges é nomeado Provincial para o Triênio 2019-2021

11/06/2018
Institucional
Irmão seguirá como a principal liderança da instituição pelos próximos três anos

​​O Ir. Inacio Etges foi nomeado para seguir à frente da Província Marista Brasil Sul-Amazônia durante o Triênio 2019-2021. A escolha da principal liderança canônica da instituição ocorre a partir de uma consulta realizada junto aos Irmãos da Província. Todos indicam nomes e o perfil desejado para exercer o cargo e encaminham ao Conselho Geral, em Roma, que avalia o resultado e aponta o escolhido.

Graduado em Teologia e Matemática pela PUCRS e com graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Gregoriana, em Roma, o Ir. Inacio tem uma expressiva trajetória como gestor e educador. Esteve à frente da antiga Província Marista do Rio Grande do Sul e exerce essa função na Província Marista Brasil Sul-Amazônia desde 2016. Também foi professor nos Colégios Maristas Rosário, Champagnat, São José e Graças e atuou nas Casas de Formação para Irmãos em diversos períodos.

Inspirados por São Marcelino Champagnat – para caminhar com as crianças e jovens, ser construtores de pontes e responder com audácia às necessidades emergentes, como família carismática global –, unamo-nos ao Irmão Inacio e peçamos que Maria, nossa Boa Mãe, lhe seja força na missão de liderança e serviço em nossa Província.


Confira abaixo a mensagem do Ir. Inacio sobre sua nomeação: 

A propósito de minha nomeação para continuar animando a vida e a missão da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, assumo em sinal de obediência a Deus, ao Instituto Marista e aos meus coirmãos. Consciente de minhas limitações humanas, respondo meu sim como liderança servidora, para promover mais vida. Mais uma vez, procuro buscar a Vontade de Deus e o faço para Sua maior glória e a de suas criaturas incondicionalmente amadas. 

Hoje necessitamos discernir! Necessitamos abandonar a cultura dos egos e promover os ecos (ecologia, ecossistema, economia solidária...), onde a vida tenha terreno adequado para se desenvolver conforme o plano do Criador. Isso exige construção coletiva, para a qual os conclamo! De braços e mãos dados, assumamos, juntos e corresponsavelmente, o que as surpresas do futuro nos reservam!

Peço ardentemente que Maria e Champagnat passem à minha frente. Já percorremos um trecho de estrada, mas continuar é preciso. Olhemos para o nosso horizonte e queiramos ser farol, construtores de pontes e buscadores de Deus, nas realidades emergentes deste mundo turbulento! Procuremos responder aos apelos que vêm do futuro e não percamos tempo dando respostas a perguntas que ninguém mais faz!

Orem por mim, pela nossa Província e por seus espaços de missão. Conto com o apoio de todos/as!

Ir. Inacio Etges
Provincial