Navegar para Cima

Notícias

Voluntária realiza encontro da PJM no Timor Leste

08/04/2019
Vida Partilhada
Janaíne Perini atua no país asiático desde janeiro

​​Há três meses atuando como voluntária no Timor Leste, Janaíne Perini foi desafiada  a fundar um grupo da Pastoral Juvenil Marista (PJM) no Instituto Católico para Formação de Professores​ (ICFP), onde exerce missão​​ no país do Sudeste Asiático. A jovem de 22 anos acolheu a sugestão com muita alegria, já que foi Animadora da PJM no Colégio Marista Conceição, de Passo Fundo, e no Colégio Marista Santa Maria.

Assim que obteve a aprovação da diretoria executiva do ICFP, Janaíne começou a planejar o encontro, que ocorreu no dia 30/3. Cerca de 40 jovens participaram da atividade, que contou com dinâmica para que o grupo pudesse se conhecer e partilhar seus sonhos. Também foi construída uma linha do tempo com a história da PJM e houve a montagem de um quebra-cabeça com os símbolos da mística. Além disso, houve momento de música e dança com as canções da Pastoral Juvenil.

A adesão do grupo surpreendeu a voluntária, pois a proposta era desconhecida. “Todos se mostraram não só muito felizes, mas também orgulhosos em participar, conhecer e agora fazer parte da história da Pastoral, além de começar a entender a mística - que iremos aprofundar nos próximos encontros", afirma. Diante disso, o sentimento dela é de gratidão. “No fim do ano passado, pensei ter colocado um ponto final na minha caminhada de PJM. Foram 10 anos de história. No entanto, quando se vive algo de forma tão intrínseca, é impossível ficar longe", destaca.  

A ideia é continuar realizando os encontros nos próximos meses, mesmo após o retorno ao Brasil, marcado para julho deste ano. Para isso, ela dispõe da ajuda de professoras que vão continuar acompanhando os encontros. Elas também auxiliam na tradução do português para o tetum, o outro idioma oficial.

Voluntariado

Janaíne está no Timor Leste desde janeiro deste ano e mora na casa da fundadora do ICFP. Ela auxilia nas aulas de língua portuguesa do instituto, explicando palavras que os/as estudantes não compreendem e ajudando-os/as a resolver exercícios. A voluntária também corrige exercícios o que oportuniza que as professoras tenham mais tempo para preparar as aulas.

Saiba mais sobre o Voluntariado Marista