Navegar para Cima

Notícias

Virtudes de Maria marcam Dia da Imaculada Conceição de Maria

20/11/2020
Institucional
Celebração canônica retoma exemplo de humanidade, ternura e afeto presentes na mãe de Jesus

​​​​​​​​​​​​​​​​​No dia 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra a Imaculada Conceição de Maria. Segundo dogma proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, mas presente na fé cristã há mais tempo, Maria foi preservada do pecado original considerando sua missão de ser mãe de Jesus. A fundamentação está em mais de uma passagem bíblica, como a que Maria recebe a saudação do Anjo Gabriel ao anunciar que ela seria a Mãe do Salvador: “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você".

Aqui na Rede Marista, somos convidados a conhecer essa figura feminina. Suas virtudes inspiraram nosso fundador, Marcelino Champagnat, a trabalhar na obra marista e seguem orientando, até hoje, o jeito marista de ser. Ela caminha conosco como exemplo de humanidade, de ternura e afeto, nos motivando a olhar o mundo com olhos cheios de esperança e solidariedade.

Em 2020, a data institucional canônica passou a ser celebrada de forma unificada entre as unidades administrativas maristas com atuação na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai – frentes de missão que consistem na Região América Sul.

Confira o vídeo especial que faz parte do projeto PUCRS Cultura. Nele, o Coral da PUCRS em parceria com a equipe do Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade interpretam a música Maria Mãe do Redentor: 

 

Escute o episódio 163 do Minuto Farol de Esperança que celebra a Imaculada Conceição de Maria.

Uma data para refletir e celebrar

A data, 8/12, também celebra o aniversário da fundação da Província Marista Brasil Sul‑Amazônia. Nesse dia, há cinco anos, foram redefinidas as prioridades e as fronteiras dos nossos espaços de missão e, na época, nossa atuação passou a abranger também a Região Am​azônica. Com inspiração na data canônica e nas virtudes de Maria, busquemos forças e esperança para os novos desafios do ano nascente.