Navegar para Cima

Notícias

Tempo de ser presença transformadora

27/05/2020
Institucional
Neste período de pandemia, a atuação da Rede Marista em diferentes áreas contribui significativamente para a sociedade

​​A força da atuação da Rede Marista na educação, na saúde, na área social e na Amazônia ganha ainda mais significado quando estamos unidos em prol do bem comum. Durante este período de pandemia, nossos empreendimentos desenvolveram diferentes tipos de iniciativas que refletem a colaboração marista para toda a sociedade.

A presença transformadora na qual acreditamos se traduz no propósito de desenvolver uma educação integral que também colabora para a promoção da vida e da dignidade humana. As ações realizadas por nossos empreendimentos têm como objetivo estar a serviço de uma causa extremamente importante e atual. Confira abaixo os principais dados atualizados em 25/5/2020:

EDUCAÇÃO E CARREIRA

A proposta educacional marista alia a formação integral à constante necessidade de inovação para atender às exigências da atualidade. Durante a pandemia, nossas áreas pedagógicas se reinventaram para oferecer aos estudantes e universitários um ensino de qualidade dentro do novo cenário educativo.

Foram promovidas diversas formações virtuais para educadores e equipes pedagógicas buscando as melhores alternativas para planejamento e execução das atividades propostas de acordo com a realidade de cada estabelecimento de ensino.

Nossa contribuição aberta para toda a sociedade contempla oito cursos gratuitos oferecidos pelo PUCRS Online​ e mais de 50 conteúdos educativos disponíveis do projeto Marista em Casa.

​​​ Texto auxiliar da imagem

​PESQUISA E INOVAÇÃO 

​Acreditamos na ciência a serviço da sociedade, por isso os pesquisadores da PUCRS, Instituto do Cérebro do RS e Hospital São Lucas uniram-se em uma força-tarefa multidisciplinar para estudos e pesquisas relacionadas ao coronavírus.  

Um dos resultados foi a criação de um exame para diagnosticar a Covid-19 ​com um custo inferior ao de mercado e entrega de resultados de forma mais ágil. Além disso, foram produzidos mais de 2 mil equipamentos de proteção individual destinados para profissionais da saúde. O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) abriu seus laboratórios para auxiliar na prototipagem de novas soluções no combate ao coronavírus.

​​​ Texto auxiliar da imagem

​SAÚDE

Fortalecendo a missão de promover a vida, todos os profissionais do Hospital São Lucas vêm atuando de forma incansável durante a pandemia. Até o dia 25/5, já tinham sido atendidos mais de 624 pacientes com suspeita de infecção por coronavírus.

Para orientar a sociedade sobre os riscos da doença e os protocolos corretos de prevenção, o HSL criou um hotsite com dicas de cuidados, além da divulgação do boletim diário de atendimento do hospital.

Os profissionais da área da saúde também ganharam um suporte diferenciado por meio do projeto Conta comigo, estamos juntos​. Dentro dessa iniciativa já foram realizados mais de 90 atendimentos psicológicos aos profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

​​​ Texto auxiliar da imagem

SOLIDARIEDADE

Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum e na defesa dos direitos. As ações socias da Rede Marista têm como objetivo atender as comunidades em situação de vulnerabilidade nas quais nossos empreendimentos estão inseridos.

A Ação Comunidades​ centraliza todas as doações voltadas para as Unidade Sociais e já beneficiou mais de 4,7 mil pessoas. Além disso, foram realizadas diversas ações pontuais de forma independente por grupos de voluntários, grupos de jovens e Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

Na Região amazônica destacamos o envio de materiais de proteção por via fluvial para a comunidade da Foz do Tapauá, o acompanhamento da realidade dos povos indígenas em situação urbana de Manaus e a confecção de máscaras para serem distribuídas a grupos em situação de vulnerabilidade.

​​​ Texto auxiliar da imagem

BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE

O cuidado integral com as pessoas também é uma premissa marista. Diferentes atividades voltadas para a cultura, o lazer e o cultivo da espiritualidade foram desenvolvidas em nossos canais oficiais.

O Minuto Farol de Esperança​, por exemplo, é uma iniciativa que iniciou nesse período de pandemia com o objetivo de levar mensagens diárias de cultivo interior para as pessoas por meio de áudios inspiradores.

Na Amazônia, além da valorização do tempo comunitário para estudos de aprofundamento, também foram realizados encontros online para partilha de vida e espiritualidade junto aos jovens da Panamazônia.

​​​ Texto auxiliar da imagem


Como seguir contribuindo?

A presença marista segue ativa nos diferentes espaços de missão. Para seguir contribuindo no combate ao coronavírus os interessados podem se engajar as ações sociais que beneficiam diversas pessoas.

Para fazer doações na campanha Ação Comunidades dirija-se a um dos pontos de coleta de alimentos não perecíveis distribuídos em Porto Alegre e interior do RS (confira aqui) ou faça a sua doação em dinheiro na conta bancária:

Sociedade Meridional de Educação (Some)

  • CNPJ: 92.023.159/0001-40

  • Banrisul

  • Agência: 0847

  • Conta: 06.855608.0 – 2​

​Você também pode contribuir com a reposição do banco de sangue do Hospital São Lucas que está precisando de doadores de todos os fatores sanguíneos. Para evitar aglomerações e zelar pela saúde de todos, agende a sua doação de sangue pelo telefone (51) 3320-3455.​