Navegar para Cima

Notícias

Sínodo para a Amazônia inicia no próximo domingo

O Ir. João Gutemberg participará da Assembleia Especial dos Bispos como Auditor
01/10/2019
Amazônia
O Ir. João Gutemberg participará da Assembleia Especial dos Bispos como Auditor

A partir do próximo domingo, 6 de outubro, inicia o Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Durante 23 dias, o Papa Francisco e mais de 250 lideranças católicas de todo o mundo estarão reunidos no Vaticano, em Roma, para discutir novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral.

A preparação para o Sínodo iniciou logo após a convocação do Papa, feita em outubro de 2017. Irmãos, Leigos e Leigas da Rede Marista participaram ativamente das atividades Pré-Sinodais contribuindo com grupos de escuta, momentos formativos e espaços de diálogo.

Para a fase da Assembleia Especial do Bispos – realizada de 6 a 27 de outubro – algumas lideranças católicas foram convocadas para participar em diferentes funções. O Irmão João Gutemberg, da Comunidade Marista de Manaus, foi um dos escolhidos para atuar como Auditor do Sínodo. Sua contribuição será pela atuação na Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) no eixo de Formação e Métodos Pastorais com ênfase na Ecologia Integral.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Irmão João participou de encontro em Roma falando sobre as atividades Pré-Sinodais

Para ele, este é um momento muito importante para a Igreja da Amazônia, pois o futuro será sonhado e planejado coletivamente: “Sínodo significa caminhar juntos e a Igreja precisa ser especialista nessa comunhão. Vamos buscar respostas conjuntas a partir de seguimentos que escutam os povos para que a hierarquia também saiba discernir os melhores caminhos para a Igreja nos tempos de hoje e no contexto da Amazônia", explica o Irmão.

Enquanto a Assembleia Especial dos Bispos se desenvolve em Roma, serão realizadas outras atividades complementares para apresentar para a população as principais temáticas do Sínodo e, também, as diferentes realidades da Amazônia.

O Irmão João já participou de um encontro promovido pela comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) juntamente com a Irmã Maria Nonata de Aguiar Bezerra, da congregação das Irmãs de Notre Dame, e com outros representantes da Repam para apresentar como foi a caminhada preparatória para o Sínodo desenvolvida com as comunidades locais da Amazônia.

​PUCRS realiza celebração em sintonia com o Sínodo

​Para marcar o início da Assembleia Especial dos Bispos e estar em oração pelo Papa e os demais religiosos e religiosas que irão refletir sobre o futuro da Igreja, será realizada uma Celebração em sintonia com o Sínodo para a Amazônia. A missa está agendada para o dia 7/10, às 18h30, na Igreja Universitária Cristo Mestre (Prédio 23 da PUCRS).​