Navegar para Cima

Notícias

Sexta edição da Novena virtual para Champagnat ocorre nesta terça

10/05/2021
Vida Partilhada
Fraternidades do Brasil Marista se unem em preparação ao Dia de Champagnat

​​​​​Nesta terça-feira, às 19h, ocorre a 6ª edição da Novena Virtual para São Marcelino Champagnat, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Umbrasil. Com o tema Educar é amar, a celebração desta terça é motivada pela Província Marista Brasil Sul-Amazônia. 

Como forma de entrar em sintonia com uma das datas mais reconhecidas pela vida marista, o Dia de Champagnat, as Fraternidades do Brasil Marista iniciaram, em abril, uma novena virtual em preparação para o dia 6 de junho. 

Os encontros foram divididos em nove semanas e estão ocorrendo toda terça-feira, desde 6 de abril. Cada momento tem uma temática específica e é conduzido por um Irmão e um Leigo ou uma Leiga. A proposta tem como objetivo fortalecer o cultivo da vida em Fraternidade e o espírito de família.

Um olhar para 2020

Muitos foram os desafios dos mais de 365 dias de pandemia no Brasil, e, para a vivência no Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), não foi diferente. Eventos prorrogados, celebrações direcionadas para o ambiente virtual e a vida partilhada – tão característica do carisma e dos grupos laicais – precisaram ser adaptados ao isolamento social. Diante desses obstáculos, a espiritualidade, o compromisso com a missão e o espírito de família se fortaleceram ainda mais.

Para o Coordenador do MChFM na Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Edson Schirmer, as Fraternidades não ficaram na zona de conforto: “pelo contrário, participaram ativamente de encontros virtuais, objetivando a formação, partilhas de vida e práticas orantes, revitalizando a unidade e o diálogo. Vivemos o carisma marista aquecidos pela solidariedade, fé e esperança”, avalia.

No ano em que o Movimento completou 35 anos, foi quando as Fraternidades precisaram estar mais distantes, porém o afastamento ocorreu apenas na forma física. No ambiente virtual, pelo contrário, se deu um movimento de aproximação das Fraternidades, pela organização do Facebook Nacional do MChFM.

Participe da Novena para Marcelino

  A novena do MChFM iniciou em 6/4 e tem transmissão pelo canal da Umbrasil no Youtube. Confira as próximas datas e participe:

Data

Horário

Tema

Província Responsável

11/5

19h

Educar é amar

Província Marista Brasil Sul-Amazônia

18/5

19h

Fortaleza e coragem

Província Marista Brasil Centro-Sul

25/5

19h

Testamento espiritual

Província Marista Brasil Centro-Norte

1º/6

19h

A comunidade: uma grande família

Província Marista Brasil Sul-‑Amazônia