Navegar para Cima

Notícias

Servir para transformar: ações de voluntariado marista impactam na sociedade

27/08/2021
Institucional
No Dia Nacional do Voluntariado, explicamos a importância da data e recordamos o impacto da cultura da solidariedade para além dos espaços maristas

No dia 28 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Pelo segundo ano consecutivo, celebramos essa data em um contexto de pandemia, que nos desafiou a reinventar práticas de voluntariado. Seja de maneira online, ou mesmo focando nas campanhas de solidariedade em auxílio às pessoas mais atingidas pelas consequências deste longo tempo frágil, diferentes ações seguiram ocorrendo.

O​​ Dia Nacional do Voluntariado apresenta-se como oportunidade para aprofundar a reflexão sobre o voluntariado educativo, promovido pela Rede Marista, a partir do Programa de Voluntariado Marista. Também é uma oportunidade para agradecer o “sim" dado pelo/a voluntário/a para esse serviço - doando seu tempo, compartilhando habilidades, conhecimento e afeto. 

Em 2021, somos convidados/as a celebrar esse dia tendo como pano de fundo o tema do serviço que transforma e constrói fraternidade. O voluntariado é essencialmente serviço, um serviço gratuito, responsável e transformador. 

Nesse sentido, recordamos a fala do Papa Francisco que nos convida a “Servir significa cuidar dos vulneráveis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo. O serviço fixa sempre o rosto do irmão, toca sua carne, sente sua proximidade e, em alguns casos, até padece com ela e procura a promoção do irmão" (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 115).

Para o Coordenador de Pastoral da Rede Marista, José Jair Ribeiro, a data “é uma oportunidade para refletir e reconhecer a importância das iniciativas desenvolvidas nas unidades maristas e em toda a sociedade, de maneira mais ampla, valorizando o serviço e escuta ativa de cada voluntário/a". ​

Marista fora de casa: cultura da solidariedade que floresce

Os frutos dessa cultura da solidariedade são duradouros e perpassam a vida escolar. Exemplo disso é a atuação do ex-aluno do Colégio Marista Rosário, Lorenzo Dovera. Ele, que iniciou sua atuação como voluntário ainda no Ensino Fundamental, segue atento às questões sociais e criou, em 2021, o coletivo Troque a Fome por Flor, voltado para pessoas em situação de rua.

Trata-se de um projeto que viabiliza que pessoas em situação de rua gerem uma renda de forma humanizada e constante. No momento, a ação está mais concentrada no bairro Praia de Belas, próximo à Rótula das Cuias, em Porto Alegre. Lá todos os participantes se encontram para iniciar a jornada diária. Lorenzo leva as mudas que compra na Ceasa e disponibiliza para que os participantes possam revender e obter uma renda. 

Como podemos contribuir para a cultura da solidariedade neste momento?

Em diálogo com a Coordenação de Pastoral da Rede Marista, responsável pelo Programa de Voluntariado Marista, elencamos algumas dicas de como (re)conhecer e fortalecer a Cultura da Solidariedade durante esse momento frágil ainda em pandemia. Confira:

​​​​​1. Fortalecendo o cultivo da fraternidade, da solidariedade e da espiritualidade enquanto atitudes que brotam do coração, a exemplo do samaritano, do texto bíblico, que viu a pessoa caída, sentiu compaixão e cuidou dela. O voluntariado se nutre dessa inspiração e assim promove a cultura da solidariedade.

2. Integrando iniciativas de campanhas de solidariedade, em atenção às necessidades emergenciais como arrecadação de alimentos, agasalhos, gás de cozinha, chip de acesso à internet para estudantes, entre outros.

3. Reunindo os/as voluntários/as para momentos de cultivo e formação no formato online, e/ou presencial, onde for possível. Tais momentos são importantes para manter a chama do voluntariado acesa.

4. Realizando experiências de voluntariado online, na medida do possível.

5. Realizando encontros virtuais de voluntários/as e/ou grupos de v​oluntariado com outras Unidades para troca de experiências e fortalecimento mútuo. 

Como surgiu o Dia Nacional do Voluntariado

Em 1985, no Brasil, foi criado o Dia Nacional do Voluntariado, que é comemorado em 28 de agosto. Essa data serve para agradecer as inúmeras pessoas que colaboram e fazem com que o serviço voluntário aconteça: as que atuam como voluntárias em diversas causas para o bem da comunidade, as que fazem a articulação do trabalho voluntário; as entidades que acolhem, integram e compartilham com os/as voluntários/as um pouco da sua atuação em prol da vida. 

Saiba mais sobre o Voluntariado Marista aqui.