Navegar para Cima

Notícias

Reunião da equipe de Comunicação Regional ocorre em Curitiba

29/08/2019
Institucional
​Fortalecimento dos processos comunicacionais em conjunto é um dos principais objetivos da iniciativa regional

​​​​​​​​Na última quarta-feira, 28/8, ocorreu a reunião da equipe de Comunicação da Região América Sul, no Centro Marista Champagnat (CMC), em Curitiba (PR). Com o objetivo de seguir o desenvolvimento do plano de comunicação e dialogar sobre os pontos de apoio para ações conjuntas, as pautas regionais foram atualizadas e serão apresentadas no Comitê Regional em setembro. 

Ao longo do dia, foram retomados os assuntos discutidos no I Fórum de Equipes e Redes da Região América Sul, ocorrido em abril deste ano. Entre as questões abordadas, destacou-se a partilha de iniciativas de comunicação para a Região desenvolvidas em cada uma das cinco Províncias. Além disso, também foram apresentadas propostas específicas de assessoramento às demais iniciativas estratégicas da Região, como forma de potencializar a atuação regional.


Novos integrantes na equipe e a participação da Umbrasil 

O encontro em Curitiba também foi uma oportunidade para novos olhares e mais um passo na caminhada da equipe regional. Novos integrantes das Províncias Marista Brasil Centro-Sul e Marista Cruz Del Sur contribuíram para o fortalecimento do grupo de trabalho. Na ocasião, também estava presente Lorena de Oliveira Mendes, responsável pela comunicação na União Marista do Brasil (Umbrasil). Para ela, participar da reunião da equipe de comunicação foi uma grande oportunidade de entender a Região e a riqueza de suas diferenças. "É importante reconhecer que os avanços conquistados em alguns projetos em nível de Brasil Marista possibilitaram um certo direcionamento para a caminhada conjunta em nível de Região América Sul", disse. "O grande desafio é alinhar realidades tão distintas em termos de gestão, governança, animação e pedagogia", avaliou. 

 

Internacionalidade da missão marista

A internacionalidade da missão marista é uma premissa que caracteriza o nosso jeito de atuar e que se fortalece a cada ano. É com esse desejo que foi fundada a Região América Sul, que reúne as Unidades Administrativas/Províncias Maristas com presença nos seguintes países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. 


Dados da Região América Sul

Em sintonia e comunhão, cerca de 460 Irmãos e mais de 35 mil Leigos, Leigas e colaboradores atuam por meio de diálogos fraternos de cooperação, da soma de esforços e da partilha de pessoas e recursos. No total, a Região América Sul atende mais de 200 mil estudantes – incluindo Ensino Básico, Técnico e Superior. Nos últimos 3 anos, recebeu 35 voluntários e enviou outros 185 para serem missionários em diversos locais do mundo. A presença está distribuída em 105 unidades de Educação Básica privadas, 85 unidades sociais gratuitas, 7 Instituições de Educação Superior e 67 unidades de outras frentes complementares. Isso representa 38% da atuação Marista no mundo e envolve 50% das pessoas comprometidas com a missão.​