Navegar para Cima

Notícias

Primeiro Fórum de Equipes e Redes fortalece caminhada da Região

30/04/2019
Institucional
Durante três dias; representantes das Unidades Administrativas dialogaram sobre os passos futuros

​Entre os dias 10 e 12 de abril, ocorreu o Encontro de Equipes e Redes da Região América Sul, no Centro Marista São José das Paineiras, em Mendes, no Rio de Janeiro. A reunião foi uma oportunidade para dialogar sobre os projetos estratégicos regionais e repensar a caminhada que vem sendo construída desde 2016.

Estiveram presentes integrantes das iniciativas das cinco Províncias que fazem parte da Região –  as brasileiras Província Marista Brasil Centro-Nor­te, Província Marista Brasil Sul-Amazônia e Província Marista Brasil Centro-Sul, além da Província Marista Cruz Del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e da Província Marista Santa Maria de Los Andes (Bolívia, Chile e Peru). O encontro também contou com a presença do Secretário de Educação e Evangelização do Instituto Marista, Ir. Carlos Alberto Rojas, do Assessor, Luca Olivari, e do Coordenador do Comitê da Região Arco Norte, Ir. Gregório Linacero.

Primeiros momentos do encontro

O Secretário Executivo da Região, Ir. Alberto Guillermo Aparício, realizou a abertura da reunião e incentivou as equipes a refletirem sobre os objetivos desse momento. “O Instituto está nos pedindo para ser, cada vez mais, um corpo global", afirmou. “Este encontro fortalece as nossas relações como equipes e como Região".

Na sequência, a programação contou com a participação do Ir. José Ataíde, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte, que agradeceu a presença dos cerca de 70 participantes e recordou o significado especial do local do evento. “Esta foi uma das primeiras casas do Brasil Marista. É muito significativa para a história da nossa missão". Ele também reforçou a necessidade de atuar em conjunto nesse contexto regional. “Precisamos caminhar juntos. Este encontro permite que possamos refletir sobre o futuro da missão marista na Região América Sul".

O primeiro dia também foi destinado à apresentação do plano estratégico da Região. Marcelo Cordeiro, integrante do Comitê Regional, detalhou o plano, aprovado em novembro de 2018, e fortaleceu a importância da atuação da Região para o Instituto Marista. “Foram estabelecidos oito objetivos estratégicos separados em dimensões específicas", explicou. Os próximos passos agora consistem na disseminação do plano gradativamente entre as Províncias para que cada vez mais a atuação regional seja compreendida e praticada. 

Diálogo e reflexão regional

Ao longo dos outros dois dias, os representantes de cada iniciativa estratégica compartilharam o trabalho que já foi realizado até o momento. Após as exposições, o encontro abriu um espaço para que cada equipe se reunisse individualmente para pensar e alinhar os passos futuros de cada projeto estratégico. As discussões vislumbraram as perspectivas e principais desafios.

Região América Sul é uma realidade

Após finalizados os três dias de diálogo e planejamento, o encontro foi encerrado com a apresentação dos desafios de cada iniciativa e seus calendários de reuniões. Para o Secretário Executivo da Região, Ir. Alberto, foram dias de sinergia e colaboração entre as equipes. A partir de sua observação relacionada às pautas discutidas e entregas previstas, ele concluiu que foi um passo positivo para a Região. “Somos protagonistas de um novo tempo de vitalidade marista", finalizou.

De forma ampla, todos os projetos estratégicos chegaram também à percepção conjunta de que é preciso, cada vez mais, atuar de forma regional e compreender os desafios decorrentes. Na cerimônia de encerramento, o Provincial de Referência da Região América Sul, Ir. Inacio Etges, fortaleceu que não basta querer caminhar em rede, é preciso entender o que essa missão regional significa. “Não há rede se não existe conectividade", afirmou.