Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista participa da Comissão Estadual do Pacto Educativo Global

02/08/2021
Institucional
O grupo de trabalho tem como objetivo articular iniciativas em nível estadual que respondam aos apelos do Papa Francisco

Em outubro de 2020, o Papa Francisco lançou o Pacto Educativo Global​, um pedido do pontífice para que o mundo inteiro possa trabalhar em prol de uma educação humana e d e qualidade. Desde então, diferentes interlocutores ligados à educação vêm realizando iniciativas para atender aos apelos de Francisco.

A partir de ações realizadas internamente, por congregações que trabalham com educação, pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec)e por outras instituições da sociedade civil, surge a Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG) que tem como objetivo motivar os estados brasileiros a discutirem amplamente os sete pontos prioritários elencados no Pacto Educativo Global.

A União Marista do Brasil (Umbrasil)​ faz parte da ABPEG e conta com o trabalho de representes das unidades administrativas maristas nos diferentes estados, para fazer as mobilizações necessárias para esse trabalho.

“Nesse movimento do Pacto Educativo Global, o Papa nos convida a termos olhares compartilhados para a educação e traçar iniciativas que possam oportunizar a todos um ensino de qualidade e mais humanizado", explica Luiz Carlos Selbach, representante da Rede Marista na Comissão Estadual do Pacto Educativo Global no Rio Grande do Sul.

 

Como funciona a Comissão Estadual do Pacto Educativo Global

As iniciativas das comissões estaduais partem do trabalho que já vem sendo desenvolvido na Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global. O primeiro encontro no Rio Grande do Sul foi realizado no dia 15/7, e reuniu representantes das principais congregações religiosas que atuam na educação gaúcha, bem como com integrantes da Pastoral da Educação/CNBB Sul 3, e a representante da organização do evento estadual de São Paulo, Silvana Bragatto, que fez um relato sobre a origem do Pacto e as experiências que já vêm sendo desenvolvidas com os representantes paulistas sobre essa temática.

“A ideia é que essa comissão possa desenvolver movimentos horizontais, articulando com diferentes instituições, interlocutores da sociedade civil e representantes da educação gaúcha que possam trazer mais vozes da esfera estadual para somar às iniciativas que estão sendo pensadas no Brasil e no mudo todo", explica Selbach.

A proposta de organização da Comissão Estadual do Rio Grande do Sul, baseada nas experiências já desenvolvidas nos outros estados brasileiros, é de ter um coletivo com representantes de diferentes frentes, de forma plural, e, a partir desse grupo, criar comitês temáticos que irão aprofundar as discussões de diferentes temas. “Queremos avaliar quais são os desafios da educação gaúcha e pensar de que forma podemos ter iniciativas coletivas que estejam ancoradas nos sete compromissos transversais apresentados pelo Papa", avalia o representante da Rede Marista.

Os prazos para a realização das inciativas da Comissão ainda estão sendo estruturados, entretanto está previsto para o primeiro semestre de 2022 um evento nacional para discutir o Pacto Educativo Global, conforme pontua Selbach: “até lá, precisamos articular o trabalho da nossa Comissão Estadual, e levar os pontos identificados nessa análise de conjuntura para contribuir com as discussões do Brasil".

A Comissão Estadual do Pacto Educativo Global no Rio Grande do Sul reúne representantes da educação básica e universitária. A próxima reunião está agendada para o dia 13/8. Instituições interessadas em participar desse coletivo podem entrar em contato com Luiz Carlos Selbach, no e-mail: [email protected]

Sobre a representação institucional da Rede Marista

Entendemos as relações e representações institucionais como fundamentais para o desenvolvimento e cumprimento da missão marista. Saiba mais detalhes sobre a atuação aqui.​