Navegar para Cima

Notícias

Projeto de linhas visuais ganha segunda edição em 2021

08/01/2021
Institucional
Iniciativa desenvolvida pela equipe de comunicação regional busca fortalecer um alinhamento de mensagens nos sete países regionais

​​​​Projeto que nasceu em 2019, o alinhamento de datas institucionais canônicas surgiu com a premissa de ser um movimento colaborativo com o envolvimento das cinco Províncias pertencentes à Região América Sul.​ A partir da organização de mensagens centrais da atuação marista, oito datas institucionais foram escolhidas para serem celebradas em conjunto.  Para o próximo ano, após avaliações e diálogo, foi aprovado o seguimento do projeto. A proposta de uma celebração conjunta de datas específicas prevê um respeito às especificidades e nuances culturais de cada unidade administrativa.

Uma construção em 2020 e um olhar de esperança

No segundo semestre de 2019, quando se sonhou o alinhamento de expressões canônicas para as datas institucionais da Região, ninguém imaginava o 2020 atípico e cheio de desafios que passaríamos. Mesmo assim, diante de tantas adversidades, ao longo deste ano foi possível seguir o cronograma de datas e disseminar as mensagens das sete celebrações que haviam sido escolhidas. Em 2021, a proposta será seguir o conjunto de datas celebradas nos diferentes contextos regionais – Fundação do Instituto Marista, Dia de São José, Canonização de Champagnat, Nascimento de Champagnat, Dia de Champagnat, Dia do Marista, Encontro com o Jovem Montagne e Imaculada Conceição.

O desafio para 2021 foi entender os contextos locais, as realidades Provinciais e seguir atuando em meio às incertezas da situação de crise sanitária mundial. A novidade para o próximo ano é que a criação e o desenvolvimento das peças chaves estão sendo conduzidos pela Província Marista Brasil Centro-Norte e prevê um enfoque nos espaços de história marista no conjunto de peças. Além disso, também está previsto um guia como subsídio para as unidades, com o propósito de não apenas informar sobre as datas, mas abordar a história regional e, dessa forma, contribuir para o sentimento de pertença.