Navegar para Cima

Notícias

Precisamos ter uma visão sensível no futuro pós-pandemia

08/07/2020
Institucional
Os novos tempos nos convocam a valorizar o que é essencial para a construção de uma sociedade mais humana

​Muitas são as previsões de futuro pós-pandemia que já estão sendo feitas por estudiosos e pesquisadores. Dentre elas, uma é unânime: esse é um momento propício para rompermos com os padrões equivocados que traçamos até aqui enquanto humanidade. O futuro exige um olhar sensível e contemplativo para o mundo.

Estamos traçando uma nova caminhada que, talvez, muitos ainda duvidavam ser possível concretizar. O filósofo Horácio já refletia sobre isso quando disse que: “a adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas". Viver uma pandemia nos coloca em um momento de angústia e incertezas sobre o futuro, mas propício para traçar novos hábitos que irão nos levar a um caminho mais assertivo.

No momento em que ficamos muito racionais e focados nos lucros e metas, esquecemos de observar o mundo a nossa volta. Enquanto estamos em isolamento social, conseguimos perceber que o futuro exigirá voltar a nossa atenção para o que é realmente essencial. Os novos tempos exigirão, cada vez mais, que saibamos qual o nosso real propósito.

Há indícios de que algumas áreas serão mais valorizadas, como a ciência, a saúde, a tecnologia e a educação, que estão se mostrando importantíssimas na construção de soluções inovadoras para superar a crise. Além dessas, a sustentabilidade também ganha destaque com o capitalismo consciente e os novos formatos de negócios. Dentre as tendências projetadas, acreditamos que essas vão ser algumas das grandes aprendizagens do pós-crise, entretanto também estamos cientes de que as respostas para o futuro não serão somente de fora do nosso ser. Precisamos nos comprometer com a busca de uma vida mais tranquila, construída a partir da formação integral do ser humano e da consciência interplanetária. Não podemos perder a chance de construir o amanhã coletivamente, da mesma forma que as nações estão se empenhando para encontrar a cura para o coronavírus. Tenhamos esperança em dias melhores e mais humanos.

Colaboraram para essa reflexão: Ir. Manuir Mentges, pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Ir. João Gutemberg, da Comunidade Marista de Manaus, e Marcelo Cordeiro, coordenador de Planejamento da Rede Marista.

 

Um olhar sobre a crise em diferentes contextos

O Seminário de Governança e Gestão da Rede Marista reúne anualmente os principais gestores da instituição para discutir temas de relevância para os empreendimentos. Neste ano de pandemia, a pauta não poderia ser diferente: como enfrentar a crise e seus impactos nos diferentes segmentos.

Com o intuito de promover discussões preparatórias para o evento, a comissão organizadora convidou Irmãos e colaboradores/as maristas para fazerem reflexões sobre a temática em diferentes dimensões temporais: crises no passado​, no presente e sobre o que o horizonte nos reserva no futuro.

O relato descrito acima encerra essa série de análises sobre a pandemia, trazendo como temática central as perceptivas de futuro para a sociedade no pós-crise.​