Navegar para Cima

Notícias

Como a pandemia acelerou a necessidade de sair da zona de conforto

02/07/2020
Institucional
Os aprendizados que a crise nos traz no momento atual, já estavam em nosso horizonte há muito tempo

​A​ expressão mais utilizada nos últimos dias é: estamos a caminho de um “novo normal", entretanto sabemos que as decisões e posturas que estamos adotando não são, de fato, uma novidade. Todas as estratégias de reposicionamento que as diversas áreas estão utilizando, já estavam no radar há bastante tempo. O fato é que precisou acontecer algo contundente e arrasador para nos tirar da zona de conforto e nos fazer mudar, ou melhor, adotar as mudanças que todos já sabiam que precisavam ser feitas.

Estamos vivendo um contexto histórico que não nos permite mais remodelar ações, precisamos de uma transformação integrada. A pandemia evidenciou o quanto não podemos ser prepotentes ou pensar que temos o controle de tudo. O conceito de mundo VUCA - volátil, incerto, complexo e ambíguo – já está posto há mais de 20 anos e, mesmo assim, a sociedade ainda caminhava a passos lentos para colocar em prática as transformações necessárias aos novos tempos.

Coincidência ou não, 2020 marca o início de uma nova década, e os dias que estamos vivendo nos desacomodam e escancaram as desigualdades sociais presentes em todo o mundo. Diante disso, o que está posto é: temos a oportunidade de mudar para sermos melhores como humanidade.

Precisamos dar respostas concretas para o que estamos vivendo, e essas respostas não podem esperar o futuro, elas têm de acontecer no presente. A pandemia nos fez mudar planos, reorganizar agendas, valorizar as coisas simples da vida e nos mostrou que é preciso estarmos abertos para aprender sempre. Nossas decisões precisam, mais do que nunca, de audácia, responsabilidade, agilidade e flexibilidade. O mundo nos chama a sermos pessoas melhores para colaborar na construção de uma sociedade mais coerente, fraterna e justa.

Colaboraram para essa reflexão: Ir. Odilmar Fachi, vice-presidente da Rede Marista, Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS e Rogério Anele, superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.

 

Um olhar sobre a crise em diferentes contextos

O Seminário de Governança e Gestão da Rede Marista reúne anualmente os principais gestores da instituição para discutir temas de relevância para os empreendimentos. Neste ano de pandemia, a pauta não poderia ser diferente: como enfrentar a crise e seus impactos nos diferentes segmentos.

Com o intuíto de promover discussões preparatórias para o evento, a comissão organizadora convidou Irmãos e colaboradores/as maristas para fazerem reflexões sobre a temática em diferentes dimensões temporais: crises no passado, no presente e sobre o que o horizonte nos reserva no futuro.

​O relato descrito acima, faz referência às incertezas que estamos vivendo e que evidenciam o quanto as instituições e governos precisaram adotar medidas rápidas para se adaptar à nova realidade que a crise impôs. Confira nos próximos dias a última reflexão dessa série, que falará sobre as perceptivas que esperamos para o futuro. ​