Navegar para Cima

Notícias

Movimento Farol completa um ano de atividades

09/06/2020
Vida Partilhada
A organização laical juvenil conta com três grupos que vivenciam o carisma marista

​​​Neste sábado, 6 de junho, o Movimento Farol completou um ano. A organização laical juvenil da Rede Marista foi lançada em 2019, no Dia de Champagnat. Atualmente, conta com três grupos já consolidados nas cidades de Porto Alegre e Passo Fundo.

O Movimento Farol proporciona experiências e vivências coletivas a partir do carisma marista. Ele é aberto para a participação de todos aqueles/as que se identificam com a missão marista, e que, não necessariamente precisam ter um vínculo profissional com a instituição. Ao longo do segundo semestre de 2019, os grupos foram se formando a partir de identificações em comum, constituídas em períodos anteriores.

A integrante do grupo Vagalumes, de Porto Alegre, Natalia Fernanda Menegol, explica que os/as integrantes aderiram ao Movimento Farol porque acreditam que esse é um espaço para eles/as cultivarem as relações de outras vivências maristas: “Em sua maioria já nos conhecíamos e trouxemos laços de um Vidamar que aconteceu em 2017. Pensar junto com outras pessoas sobre temas que não tenho a oportunidade de refletir na vida corrida do cotidi​ano, faz toda a diferença e desperta em mim um olhar sensível com o próximo", afirma.

Em Passo Fundo, o grupo surgiu a partir das relações de ex-alunos maristas, como explica Eduardo Damiani Pavin: “O grupo surgiu através de nossas amizades da Pastoral Juvenil Marista e do Colégio Marista Conceição​, onde conversamos sobre a possibilidade de nos reunirmos em prol de uma dinâmica diferente dentro do laicato Marista".

No primeiro ano de atuação, os grupos já enfrentaram um desafio que exige pensar em novas possibilidades de encontros e articulações. A pandemia do coronavírus fez com que a tecnologia fosse uma grande aliada para manter os vínculos durante o período de isolamento social: “estamos conseguindo, enquanto grupo, manter o contato via WhatsApp, compartilhando iniciativas da Rede Marista, como o Minuto Farol de Esperança e meditações, e demais informativos", explica Nicole Wepster do grupo Girassóis, de Porto Alegre.

 

Somos Farol

Para marcar a celebração de um ano, foi desenvolvida uma música-tema para o Movimento Farol. Confira a melodia e a letra.

  Somos Farol - letra

​​Sobre o futuro, os integrantes estão engajados para que seja trilhado por muitas iniciativas de impacto na sociedade e cultivo do carisma marista. “Torço para que o Movimento cresça e se fortaleça para que outras pessoas também se encontrem e se identifiquem na vontade de tornar a si e ao mundo um lugar melhor", enfatiza Eduardo Damiani Pavin.