Navegar para Cima

Notícias

Movimento Champagnat da Família Marista realiza Encontro Provincial

04/09/2019
Institucional
Mais de 180 Leigos, Leigas e Irmãos Maristas estiveram reunidos no Colégio Marista Champagnat

​Nos dias 31/8 e 1º/9 mais de 180 Leigos, Leigas e Irmãos Maristas estiveram presentes no Encontro Formativo Provincial do Movimento Champagnat da Família Marista. O evento, realizado no Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre (RS), reuniu representantes de todas as Fraternidades da Rede Marista para promover momentos de partilhas, integração e formação sobre a caminhada do Movimento.

O encontro teve como tema central as boas práticas na vivência dos pilares do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM). Para Rení Oleksinski, da Fraternidade Ir. Taciano, de Getúlio Vargas, esse tipo de encontro contribui para a construção da comunhão entre as Fraternidades. “Aqui temos a oportunidade de revisitar nossa missão com todos os subsídios necessários para traçar a caminhada com a motivação renovada", avalia.

A programação contou com partilhas de experiências de Fraternos e Fraternidades, oficina sobre Espiritualidade Apostólica Marista e com a presença do Diretor do Secretariado de Leigos do Instituto Marista, Raúl Amaya, que falou sobre as perspectivas laicais  do mundo marista.

Segundo Amaya, a vivência do carisma marista é corresponsabilidade de Irmãos e Leigos/as. “O futuro marista é de comunhão onde Irmãos, Leigos e Leigas compartilharão do mesmo carisma. Uma nova presença e uma nova maneira de ser marista no mundo", afirma.

O Encontro Provincial também reforçou o trabalho com Leigos e Leigas que vem sendo desenvolvido em toda a Região América Sul. Amaya reconheceu a grande expressão de vocações laicais desenvolvidas na Região e reforçou a importância da caminhada que já foi realizada: “A Região América Sul está planejando de que forma pode seguir avançando a partir das melhores experiências realizadas em cada Província. Isso é importante, pois demonstra que estão caminhando em sinergia", avalia.

​Atualmente a Rede Marista conta com 35 Fraternidades do MChFM que reúnem cerca de 480 Fraternos. Saiba mais sobre essa expressão laical aqui.