Navegar para Cima

Notícias

Lista de voluntários para o Projeto Lábrea é divulgada

11/10/2018
Vida Partilhada
Voluntariado na Região Amazônica contará com a atuação de cinco participantes

​​​​​​​​​Nesta semana foi divulgada a lista dos cinco participantes do Projeto Lábrea, que ocorrerá em fevereiro de 2019, na Região Amazônica. O programa consiste na atuação voluntária na cidade de homônima​, localizada no Amazonas, visando o serviço fraterno e gratuito à comunidade local.

Os voluntários que vivenciarão essa experiência de missão nas comunidades indígenas e ribeirinhas são colaboradores de diferentes empreendimentos da Rede Marista. Eles passaram por um processo que iniciou em agosto, em celebração ao Dia do Voluntariado.

Ana Daniela Dalmolin, da Escola de Humanidades da PUCRS​ e uma das participantes, afirma que recebeu a notícia com bastante felicidade. “Quero ver e sentir na prática como é a realidade das comunidades indígenas, mostrar o que sei e aprender junto", conta, entusiasmada. Já Tiago Pavinato Klein, educador do Colégio Marista Assunção, aborda o desafio transformador que terá no próximo ano. “É uma experiência fundamental para os dias atuais, nos quais precisamos redescobrir o sagrado em cada pessoa e lutar pela dignidade", relata.

Nos meses que antecedem o voluntariado em Lábrea, os participantes serão acompanhados pela Coordenação da Pastoral com formações de preparação para essa vivência.  Ralph Schibelbein, educador do Colégio Marista das Graças, diz que recebeu a notícia com muita al​egria e gratidão. “Espero corresponder e retribuir a confiança, fazendo dessa experiência uma oportunidade de transformação pessoal e social", afirma. “Minha expectativa está principalmente no encontro com o outro: outra cultura, outros espaços, outros saberes, outras vivências".

Confira a lista dos cinco voluntários:

  1. Ana Daniela Freitas Dalmolin – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

  2. Miguelina Figueiredo de Assis –  Colégio Marista Sant'Ana (Uruguaiana)​

  3. Ralph Schibelbein – Colégio Marista Graças (Viamão)

  4. Tamine Santos Sául  - Escola Marista Santa Marta (Santa Maria)

  5. Tiago Pavinato Klein  - Colégio Marista Assunção (Porto Alegre) e Colégio Marista Rosário (Porto Alegre)


Sobre o Voluntariado Marista​

Com cerca de 500 voluntários, a Rede Marista oportuniza iniciativas e e xperiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os participantes entram em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamentos específicos. O serviço de voluntariado pode ser realizado em entidades cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) ou outra ONG, colaborando com a promoção da vida e na construção da Cultura da Solidariedade. Clique aqui e saiba mais.