Navegar para Cima

Notícias

Liderança em tempos incertos é pauta de Conferência Americana de Provinciais

12/04/2021
Institucional
O encontro reuniu 27 lideranças maristas das duas regiões do continente americano

​​No dia 12 de abril, foi realizada a Conferência Americana de Provinciais (CAP), por meio da plataforma Zoom. Com a temática Liderança em tempos de incerteza, a reunião contou com a participação do Superior‑Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sanchez, do Vigário-Geral, Ir. Luis Carlos Gutierrez, de quatro Conselheiros Gerais, Ir. Oscar Martín Vicário, Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa, Ir. Ken McDonald e Ir. João Carlos Prado, dos Secretários Executivos da Região América Sul e Região Arco Norte, Ir. Alberto Aparício e Rodrigo Espinosa Larracoechea, respectivamente, e de 21 lideranças das dez Províncias e um Distrito do continente Americano.

 "Me alegra a iniciativa de estarmos reunidos e, sobretudo, com o tema liderança em tempos incertos", foi com essas palavras que o Superior-Geral, Ir. Ernesto, abriu o encontro de partilha e diálogo entre os atuais Provinciais das duas regiões do continente americano, Região América Sul e Arco Norte. “Hoje nós somos chamados para sermos testemunhas de esperança de dias melhores. Como disse o Papa Francisco na sua homilia pascal, retornem à Galileia, lá nos reencontraremos e vamos recomeçar. Esse convite também é direcionado a nós, um pedido para que retomemos nossos planos para recomeçar”, lembrou. Na sequência, o Provincial coordenador do Conselho Permanente da CAP e Provincial de Referência da Região América Sul, Ir. Inacio Etges, comentou a importância da manutenção de um diálogo aberto e fraterno entre as Províncias:  "Como lideranças na atualidade, somos profetas da esperança".

 O encontro contou com três momentos. A primeira parte foi uma abordagem expositiva do momento atual da liderança nesses espaços maristas. Após as falas de abertura, o Secretário-Executivo da Região América Sul, Ir. Alberto Aparício, seguiu a conferência, apresentando o atual status das Redes conduzidas pelas duas Regiões: Rede Coração Solidário e Rede de Espiritualidade. Ao final de sua fala, Ir. Alberto encaminhou as regras do Conselho da CAP para avaliação e aprovação dos presentes.  

Liderança em tempos de incertezas

  Na segunda etapa do encontro, o Vigário-Geral, Ir. Luiz Carlos Gutierrez, conduziu uma fala de reflexão sobre as responsabilidades e desafios que os atuais Provinciais devem ter como horizonte em sua atuação diária em cada espaço marista. "O momento atual nos pede uma liderança visionária, audaz e responsável", disse.

“Nossa história como igreja é gloriosa por ser história de luta, de sacrifício, de trabalho e de esperança.  Essa história é a que vivemos hoje também”. Ele recordou o ano que passou e estabeleceu duas verdades na missão diária das lideranças atuais: “vivemos em meio a duas espirais – a do temor e dúvida e a da mudança e inovação”. Por meio dessa reflexão, o Ir. Luis Carlos reforçou a necessidade de manter o olhar sensível, mesmo em meio às incertezas atuais, e ter em mente as prioridades do momento: “é preciso manter, de forma valente, a missão, ser responsável em nossas obrigações e sermos solidários”. Por fim, ele reforçou o papel dos espaços de gestão na contemporaneidade: “sejamos líderes que escutam, entendem e proponham o que é necessário no momento de incertezas”, finalizou.

Divisão em grupos para reflexões finais

A terceira e última etapa do encontro consistiu na divisão de grupos por idioma para um breve diálogo sobre as reflexões apresentadas. A próxima conferência já tem data prevista para o segundo semestre de 2021, no dia 8 de setembro.

Saiba mais sobre a Região América Sul​