Na próxima quinta-feira, 10/6, às 16h (horário de Brasília), ocorre o lançamento do e-book Relatos Escolares da Região América Sul - Experiências maristas em tempos de Covid-19. Com transmissão pelo canal do Youtube da Umbrasil, o evento é promovido pela Rede de Escolas da Região América Sul. O lançamento virtual contará com a participação da equipe da Rede de Escolas, do Secretário Executivo da Região América Sul e de educadoras que representarão os 167 cases enviados. A publicação reúne narrativas de experiências, desafios e aprendizados vivenciados nas unidades da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru. Para acompanhar o evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ZpcxaS6ebzI
Sobre a publicação
São conteúdos em português e espanhol que consistem em quase 500 páginas e exemplificam o quanto a missão marista foi resiliente, buscou adaptações e, sobretudo, seguiu viva – da sala de aula para a sala de casa. Após uma curadoria realizada desde o segundo semestre de 2020, o material finalizado tem o objetivo de reconhecer e valorizar a atuação de cada educador e educadora nesse período adverso. Além disso, servirá para pesquisa e partilha de uma rica documentação histórica do momento vivenciado. Você pode acessar a publicação aqui.
Um caminho repleto de aprendizados e desafios
Em 2020, em meio às adaptações implementadas nos diversos espaços escolares maristas devido à pandemia, a Rede de Escolas da Região América Sul percebeu a importância de registrar iniciativas, vivências e aprendizados desse momento histórico. Mobilizados por esse olhar sensível, a equipe – em sintonia com os educadores de toda essa multiplicidade de Unidades de Educação Básica, construíram um e-book com narrativas dos principais projetos desenvolvidos ao longo desse um ano de mudança de rotinas.
O coordenador da equipe regional da Rede de Escolas, Ricardo Mariz, conta como foi a articulação do projeto e o desafio de reunir as vivências e aprendizados em um momento tão atípico. “Foi comum entre as Províncias o esforço para compreender a dinâmica da pandemia, as condições necessárias de cuidado e a oferta de soluções alternativas para continuidade dos processos de aprendizagem e de assistência", comenta. Mariz ainda destaca que, a partir da iniciativa, foi possível perceber a intensificação das soluções de tecnologia, o cuidado com os estudantes com dificuldades de acesso, criação de protocolos de segurança específicos para escolas, a revisão dos planejamentos e formas de avaliação e o esforço de todos por um duplo movimento que se completam: cuidar da vida e da aprendizagem. “A publicação que será lançada em breve, cumpre o papel de sistematização desta experiência, partilha dos aprendizados feitos e das soluções construídas. Dessa forma, podemos encurtar caminhos, evitar erros e ampliar práticas que estão dando certo.", avalia.