Navegar para Cima

Notícias

Iniciativa de áudios diários de espiritualidade completa um ano

19/04/2021
Institucional
Minuto Farol de Esperança chega ao seu 250º episódio

​​​Hoje, 19/4, celebramos 1 ano do projeto Minuto Farol de Esperança. Ao todo, foram 250 episódios que levaram mensagens de reflexão e boas energias dos rios amazônicos aos campos do sul do Brasil. A iniciativa da Rede Marista, que nasceu em 2020 em meio à pandemia de coronavírus, tem como objetivo fortalecer os valores maristas, a espiritualidade e os pensamentos de esperança na rotina de cada pessoa dentro e fora dos espaços maristas. Por meio de áudios inspiradores de até dois minutos, diariamente, os ouvintes foram convidados a reflexões sobre aspectos importantes da vida, como o amor, a fé, a cultura da solidariedade, a valorização das relações, o autocuidado, entre tantos outros. "Na turbulencia e na correria diária ter a oportunidade acessar o Minuto Farol da Esperança significa poder parar, silenciar e ressignificar o ser e o fazer", compartilha o Irmão Marista Valdícer Fachi, que atua na Casa Geral do Instituto Marista, em Roma, e recebe diariamente as reflexões compartilhadas. "Cada um, independentemente de onde esteja ou do que esteja fazendo,  é chamado a ser farol de luz e de esperança para a vida de outros", finaliza.

Durante esse período, o Minuto Farol – como foi carinhosamente batizado – passou a ser um abraço diário que levou afeto e perseverança para além dos espaços maristas. Celebrações, homenagens, orações e momentos de reflexões pautaram o cotidiano da produção dos episódios ao longo do ano. ​Para a diretora do Colégio Marista Sant'ana, Marisa Crivelaro, o Minuto Farol de Esperança foi além-fronteiras. "O Minuto Farol cumpre esse papel de alcançar as periferias da alma humana, como refere o Papa Franciscoe provoca reações de ânimo em favor da vida", afirma. "Tenho partilhado o áudio com pessoas que sinto que precisam daquela mensagem".

Leituras mais profundas

No segundo semestre de 2020, ao chegar ao​ episódio 100, uma nova ideia surgiu: reunir todos os episódios em um e-book para oportunizar novas formas de reflexão, a partir da leitura das mensagens diárias.  O material está disponível aqui para download.

Bastidores do Minuto Farol

Há um ano, todas as manhãs, os ouvintes do Minuto Farol de Esperança foram sensibilizados por mensagens organizadas pela equipe de trabalho composta pela Assessoria de Comunicação e Representação Institucional, Coordenação de Pastoral e Coordenação de Vida Consagrada e Laicato da Rede Marista. As temáticas foram organizadas, num primeiro momento, pelo grupo.

Depois das primeiras edições, diversos temas foram sugeridos por Irmãos, colaboradores e famílias que já haviam incluído a escuta do Minuto Farol de Esperança em suas rotinas. Assim, as vozes de Gustavo Balbinot, da Coordenação de Vida Consagrada e Laicato e da comunicadora do Colégio Marista Rosário, Paola Piacini, passaram a fazer parte dos momentos de reflexão de cada um de nós.

Um novo começo

Ao completar um ano, o projeto inicia uma segunda etapa: passará a ser semanal, com mensagens em todas as segundas-feiras que terão como propósito animar a semana de cada um de nós. Para José Jair Ribeiro, Coordenador de Pastoral da Rede Marista e membro da equipe de trabalho do projeto, a nova proposta será uma forma de ressignificar cada início de semana aos ouvintes. “Optamos pela segunda-feira justamente por abrir a semana e inspirá-la através da mensagem que abordará temas relevantes para a vivência do carisma marista para a educação evangelizadora", comenta, “a ideia é refletir sobre algo que provoque cada pessoa a continuar caminhando e experienciando sua vida".

​Confira todos os episódios do Minuto Farol de Esperança aqui. ​

Participe da nova etapa do Minuto Farol de Esperança! Encaminhe sugestões para as próximas temáticas para o e-mail [email protected]