Navegar para Cima

Notícias

Informação e medidas preventivas são aliadas contra o coronavírus

27/04/2021
Institucional
Ações promovidas pela Rede Marista abordam cuidados contra a Covid-19 e a importância da imunização

​As iniciativas para conter a expansão do coronavírus continuam, e a busca por referências para evitar a contaminação é fundamental. Nesse sentido, a iniciativa da PUCRS, Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) promove o bate-papo online Vacinei, e agora?, no dia 28 de abril, às 14h, pelo canal da PUCRS no YouTube. O encontro abordará a importância e os efeitos da imunização contra a Covid-19. O convidado é o médico Fabiano Ramos, chefe do serviço de Infectologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL). O Dr. Fabiano é líder do estudo de desenvolvimento da vacina Coronavac no Rio Grande do Sul,  que contou com mais de mil voluntários/as. 

Atitudes de cuidado e responsabilidade devem continuar

A vacina contra a Covid-19 é uma oportunidade segura e efetiva para minimizar as formas graves da doença, principalmente entre os grupos risco, contudo, mesmo após a imunização, alguns cuidados ainda devem ser mantidos enquanto um compromisso com a saúde individual e coletiva. Sugere-se que essas medidas sejam adotadas até que os dados epidemiológicos estejam estatisticamente seguros, comprovando uma redução drástica da livre circulação do vírus.

Pensando nesse contexto, a Comunidade Marista de Boa Vista, em Roraima, numa ação em rede junto à Diocese de Roraima, à Pastoral Social local e à Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), dissemina de forma virtual, desde fevereiro deste ano, uma séria de dicas e cuidados com a prevenção contra a Covid-1​9. Confira:

  1. Evite aglomerações e, caso seja necessário sair de casa, use máscara e faça a higienização frequente das mãos com água e sabão. Na impossibilidade de lavar as mãos, utilize álcool em gel 70%.

  2. Respeite o distanciamento de outras pessoas.

  3. Seja solidário: ofereça ajuda para realizar as compras de alimentos ou de remédios para que pessoas idosas e do grupo de risco evitem sair de casa, preservando, assim, a saúde desses que podem ser nossos familiares, vizinhos ou conhecidos.​