Navegar para Cima

Amazônia

Comunidades

​​​​​​​​​​​A missão desempenhada pelas Comunidades da Rede Marista assume diferentes rostos e feições, pois cada uma procura se inserir nas realidades eclesiais e sociais da região onde se localizam. A atuação mais significativa se dá no campo da educação popular e na inserção pastoral na realidade nativa.

Confira onde estão instaladas as comunidades da Rede Marista na Amazônia e saiba mais detalhes sobre a sua atuação:

imagem_mapa-portal-1.jpg

Comunidade Marista de Boa Vista | Boa Vista (RR)

Integra a Diocese de Roraima, na Bacia do Rio Branco. É a única comunidade no Hemisfério Norte. A principal atuação se dá em obras sociais, nas pastorais da Igreja local e na formação de lideranças. Atuam nessa comunidade marista os Irmãos Antonio Raí Menezes, Danilo Correia Bezerra, Neori Rodrigues da Fonseca e Zeferino Zandonadi.

Entre as atividades apoiadas pela Comunidade Marista de Boa Vista está o acolhimento dos imigrantes que chegam a Roraima. No projeto Infâncias em Movimento e Direitos Humanos, coordenado atualmente pelo Irmão Raí Menezes, são atendidas diariamente cerca de 65 crianças migrantes da Venezuela. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o direito ao brincar na infância por meio da promoção de atividades lúdicas que reconheçam as práticas culturais próprias dessa faixa etária. Esse projeto é realizado em parceria com União ​Marista do Brasil (Umbrasil), Centro Marista de Defesa da Infância, Avesol, Paróquia Consolata e o Instituto Migração e Direitos Humanos (IMDH).

Além disso, os Irmãos da Comunidade de Boa Vista também atuam em parceira com a Igreja local desenvolvendo diferentes atividades na Pastoral da Juventude, Pastoral Vocacional, Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e no desenvolvimento de políticas públicas junto às comunidades eclesiais. Ao todo, mais de 500 pessoas são impactadas pela atuação marista nesses espaços.

​​​ Texto auxiliar da imagem

O projeto Infâncias em Movimento e Direitos Humanos​ atende crianças imigrantes

Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul | Cruzeiro do Sul (AC)

Integra a Diocese de Cruzeiro do Sul, na Bacia do Rio Juruá.  Os Irmãos Delvino Decezero, Valdir Raymundo Gobatto e Ricardo Fermo atuam especialmente na catequese, em paróquias locais e na Animação Vocacional. Essa comunidade é uma Casa de Formação que possui, atualmente, quatro jovens realizando o acompanhamento vocacional inicial.​ A localidade conta, também, com um grupo de Laicato Marista. Cruzeiro do Sul possui 81,5 mil habitantes. 

​​​ Texto auxiliar da imagem

A Comunidade é também uma Casa de Formação

Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul |  Rio Gregório (AC)

Distante 230 quilômetros de Cruzeiro do Sul, localiza-se a Comunidade Marista Rio Gregório. Os Irmãos Braz Lanius e Carlos Scottá atuam em escolas municipais e estaduais e na catequese junto à comunidade. O Leigo Emerson Araújo também faz parte dessa Comunidade marista. Ele atua como professor na escola estadual localizada na zona rural da cidade.

A região possui 38,8 mil habitantes e é o segundo município do Acre em concentração de terras indígenas, são oito áreas, que equivalem a 9,8% da área total deste município.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Os Irmãos e o Leigo da Comunidade atuam em escolas municipais e estaduais e na cateques​e​​​​

​​Comunidade Marista de Lábrea | Lábrea (AM)

A missão se desenvolve na Prelazia de Lábrea, que se localiza na Bacia do Rio Purus, distante cinco dias de barco da capital, Manaus. A Comunidade é formada pelos Irmãos José Alécio Schneider, Luiz José Gerhardt e Nilvo Luiz Favretto que realizam atividades educativas e pastorais.

O trabalho desenvolvido na Escola Estadual Santo Agostinho atende mais de mil estudantes e seus familiares. Além disso, a Comunidade Marista de Lábrea realiza atividades em parceira com a Igreja local participando da Pastoral da Criança, Missões Populares, círculos bíblicos e atendimento mensal a cerca de três mil pessoas das comunidades ribeirinhas e indígenas.

Na área missionária da Foz do Tapauá, os Irmãos realizam duas vezes ao ano o acompanhamento pedagógico aos professores indígenas e ribeirinhos dos rios Tapauá e Cuniã. Cerca de 1,5 mil pessoas são impactadas com essas formações. Além disso, semanalmente os Irmãos participam do programa de rádio local contribuindo para informação e evangelização de milhares de ouvintes.

A comunidade também recebe anualmente o grupo de voluntários/as do Projeto Lábrea que realizam atividades missionárias e acompanham os Irmãos Maristas em todos os trabalhos desenvolvidos na região.

​​​ Texto auxiliar da imagem
O trabalho desenvolvido na escola estadual atende mais de mil estudantes

Comunidade Marista de Manaus | Manaus (AM)

Faz parte da Arquidiocese de Manaus, capital do estado do Amazonas, na Bacia do Rio Negro. A comunidade, composta pelos Irmãos João Gutemberg Mariano Coelho Sampaio, Guilherme Bertassi​, Demétrio Herman​ e Ronilton Neves Santos, conta também com a missão do Leigo Diego Aguiar que atua como agente de pastoral marista para a região.

A Comunidade Marista de Manaus contribui com a Rede Eclesial Pan-amazônica (Repam), sobretudo com relação ao Eixo Formação e Métodos de Acompanhamento Pastoral.  A Repam tem o objetivo de consolidar e fortalecer a ação evangelizadora da Igreja Católica nos nove países amazônicos de forma intercongregacional e com um importante enfoque socioambiental. 

Os Irmãos e o Leigo de Manaus, também desenvolvem sua missão pastoral nas comunidades locais e têm representatividade na assessoria da Pastoral da Juventude, no Serviço de Animação Vocacional e da Vida Consagrada da Arquidiocese.

​​​ Texto auxiliar da imagem

A Comunidade Marista de Manaus realiza atividades em parceria com a Repam

Comunidade Internacional Marista da Amazônia | Tabatinga (AM)

A Comunidade Internacional Marista da Amazônia está localizada na cidade de Tabatinga, região da Diocese do Alto Solimões, na Bacia do Rio Solimões. A atuação marista se dá especialmente na educação indígena e nas pastorais da Igreja local.

Formada pelo Irmão Paul Samuel Bhatti e pela Leiga Verónica Rubí esta é uma comunidade mista e internacional situada em um contexto multicultural, de vários povos indígenas e três países diferentes: Brasil, Peru e Colômbia. Desta forma, religioso e leiga colocam-se a serviço da missão respondendo as necessidades encontradas nessa região.

O Irmão Paul ministra aulas de inglês gratuitas a crianças, adolescentes e jovens. É uma forma deles aprenderem um outro idioma e treinar hábitos de estudo. Já a leiga Verônica, acompanha uma comunidade indígena Ticuna, chamada Umariaçú I, trabalhando com os jovens e na formação de catequistas. Além disso, também faz parte da direção da Cáritas Diocesana com o grande desafio de evangelizar e desenvolver o carisma marista na recuperação de pessoas em dependência química, no acolhimento a migrantes, na formação de lideranças em políticas públicas e na proteção dos direitos humanos.

A Comunidade Internacional Marista da Amazônia faz parte do projeto LaValla200>​ e recebe Irmãos e Leigos/as de outros países para desenvolver trabalho missionário na Amazônia.

​​​​​ Texto auxiliar da imagem
A Leiga Verônica desenvolve atividades junto à Igreja local