A missão desempenhada pelas Comunidades da Rede Marista assume diferentes rostos e feições, pois cada uma procura se inserir nas realidades eclesiais e sociais da região onde se localizam. A atuação mais significativa se dá no campo da educação popular e na inserção pastoral na realidade nativa.
Confira onde estão instaladas as comunidades da Rede Marista na Amazônia e saiba mais detalhes sobre a sua atuação:

Comunidade Marista de Boa Vista | Boa Vista (RR)
Integra a Diocese de Roraima, na Bacia do Rio Branco. É a única comunidade no Hemisfério Norte. A principal atuação se dá em obras sociais, nas pastorais da Igreja local e na formação de lideranças. Atuam nessa comunidade marista os Irmãos Danilo Correia Bezerra e Neori Rodrigues da Fonseca.
Entre as atividades apoiadas pela Comunidade Marista de Boa Vista está o acolhimento dos imigrantes que chegam a Roraima. No projeto Infâncias em Movimento e Direitos Humanos são atendidas diariamente cerca de 65 crianças migrantes da Venezuela. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o direito ao brincar na infância por meio da promoção de atividades lúdicas que reconheçam as práticas culturais próprias dessa faixa etária. Esse projeto é realizado em parceria com União Marista do Brasil (Umbrasil), Centro Marista de Defesa da Infância, Avesol, Paróquia Consolata e o Instituto Migração e Direitos Humanos (IMDH).
Além disso, os Irmãos da Comunidade de Boa Vista também atuam em parceira com a Igreja local desenvolvendo diferentes atividades na Pastoral da Juventude, Pastoral Vocacional, Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e no desenvolvimento de políticas públicas junto às comunidades eclesiais. Ao todo, mais de 500 pessoas são impactadas pela atuação marista nesses espaços.
Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul | Cruzeiro do Sul (AC)
Integra a Diocese de Cruzeiro do Sul, na Bacia do Rio Juruá. Os Irmãos André Nosini, João Paulo Aranhaga Vargas e Valdir Raymundo Gobatto atuam especialmente na catequese, em paróquias locais e na Animação Vocacional. Essa comunidade é uma
Casa de Formação que possui, atualmente, quatro jovens realizando o acompanhamento vocacional inicial. A localidade conta, também, com um grupo de Laicato Marista. Cruzeiro do Sul possui 81,5 mil habitantes.
Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul | Rio Gregório (AC)
Distante 230 quilômetros de Cruzeiro do Sul, localiza-se a Comunidade Marista Rio Gregório. Os Irmãos Braz Lanius e Carlos Scottá atuam em escolas municipais e estaduais e na catequese junto à comunidade. O Leigo Emerson Araújo também faz parte dessa Comunidade marista. Ele atua como professor na escola estadual localizada na zona rural da cidade.
A região possui 38,8 mil habitantes e é o segundo município do Acre em concentração de terras indígenas, são oito áreas, que equivalem a 9,8% da área total deste município.
Comunidade Marista de Lábrea | Lábrea (AM)A missão se desenvolve na Prelazia de Lábrea, que se localiza na Bacia do Rio Purus, distante cinco dias de barco da capital, Manaus. A Comunidade é formada pelos Irmãos José Alécio Schneider, Luiz José Gerhardt e Ronilton Neves Santos que realizam atividades educativas e pastorais.
O trabalho desenvolvido na Escola Estadual Santo Agostinho atende mais de mil estudantes e seus familiares. Além disso, a Comunidade Marista de Lábrea realiza atividades em parceira com a Igreja local participando da Pastoral da Criança, Missões Populares, círculos bíblicos e atendimento mensal a cerca de três mil pessoas das comunidades ribeirinhas e indígenas.
Na área missionária da Foz do Tapauá, os Irmãos realizam duas vezes ao ano o acompanhamento pedagógico aos professores indígenas e ribeirinhos dos rios Tapauá e Cuniã. Cerca de 1,5 mil pessoas são impactadas com essas formações. Além disso, semanalmente os Irmãos participam do programa de rádio local contribuindo para informação e evangelização de milhares de ouvintes.
A comunidade também recebe anualmente o grupo de voluntários/as do Projeto Lábrea que realizam atividades missionárias e acompanham os Irmãos Maristas em todos os trabalhos desenvolvidos na região.

O trabalho desenvolvido na escola estadual atende mais de mil estudantes
Comunidade Marista de Manaus | Manaus (AM)
Faz parte da Arquidiocese de Manaus, capital do estado do Amazonas, na Bacia do Rio Negro. A comunidade, composta pelos Irmãos João Gutemberg Mariano Coelho Sampaio e Demétrio Herman.
A Comunidade Marista de Manaus contribui com a Rede Eclesial Pan-amazônica (Repam), sobretudo com relação ao Eixo Formação e Métodos de Acompanhamento Pastoral. A Repam tem o objetivo de consolidar e fortalecer a ação evangelizadora da Igreja Católica nos nove países amazônicos de forma intercongregacional e com um importante enfoque socioambiental.
Os Irmãos de Manaus, também desenvolvem sua missão pastoral nas comunidades locais e têm representatividade na assessoria da Pastoral da Juventude, no Serviço de Animação Vocacional e da Vida Consagrada da Arquidiocese.

A Comunidade Marista de Manaus realiza atividades em parceria com a Repam
Comunidade Internacional Marista da Amazônia | Tabatinga (AM)
A Comunidade Internacional Marista da Amazônia está localizada na cidade de Tabatinga, região da Diocese do Alto Solimões, na Bacia do Rio Solimões. A atuação marista se dá especialmente na educação indígena e nas pastorais da Igreja local.
Ela é uma comunidade mista que faz parte do projeto LaValla200> e recebe Irmãos e Leigos/as de outros países para desenvolver trabalho missionário na Amazônia. Atualmente, a comunidade é composta pelos Irmãos Nilvo Luiz Favretto e Luke Fong e pelos Leigos Mario del Carmen Araya Olguín e Mayra Ileana Gutiérrez Márquez.
