Navegar para Cima

Notícias

Evento online celebra os 35 anos do MChFM no Brasil

13/11/2020
Vida Partilhada
A live ocorrerá com transmissão ao vivo, neste sábado

​​Neste sábado, 14/11, das 10h às 12h, ocorre a live de celebração dos 35 anos do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), com transmissão ao vivo pelo Youtube da União Marista do Brasil (Umbrasil), neste link. A comemoração nacional prevê a participação de Fraternos e Fraternas de diversos cantos maristas pelo Brasil.​

 
Um ano ressignificado

Celebração que estava sendo planejada há bastante tempo pelas três Províncias brasileiras, a data que marca os 35 anos do MChFM precisou ser repensada em um ano de pandemia. Ao longo de 2020, reflexões, momentos de partilha, lives, campanhas de solidariedade, reuniões e outras diversas iniciativas tornaram a vivência desse momento mais sensível e, mesmo com a distância física, algo especial. 

Durante o ano, cada Província preparou atividades celebrativas para marcar o aniversário do MChFM. No próximo sábado, o espaço de partilha será vivenciado de forma conjunta, em todo o Brasil. Para o Fraterno Edson Schirmer, coordenador do MChFM na Província Marista Brasil Sul-Amazônia e integrante da Fraternidade Mater Dei, a espera pela live é de muita alegria. “Será uma oportunidade de encontrar pessoas, de rezar juntos/as e de fortalecer a nossa fé no carisma marista”, comenta. “Viveremos o sonho intuído por Marcelino – o dom da Fraternidade”.

O evento, com duração de duas horas, contará com falas de representantes de cada Província, apresentação do vídeo comemorativo, orações e dois painéis temáticos. O primeiro deles, com título MChFM, luz para todos os lares, contará com a presença especial do Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sanchez. Na sequência, a fala será conduzida pelo diretor do​ Secretariado de Leigos do Instituto, Raul Amaya.  

Confira o vídeo comemorativo aos 35 anos do MChFM aq​​ui.

Mais de três décadas de partilha

Extensão do Instituto Marista que reúne pessoas atraídas pela espiritualidade de São Marcelino Champagnat, o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) foi fundado em 1985, durante o XVIII Capítulo Geral dos Irmãos Maristas, fruto da necessidade de compartilhar o carisma marista com Leigos/as. 

Os/as integrantes, chamados de Fraternos e Fraternas, aprofundam o espírito do fundador, vivenciando-o e difundindo-o no dia a dia. O Instituto Marista anima e coordena as atividades do Movimento, criando estruturas mínimas apropriadas para seu funcionamento (Cf. Constituições e Estatutos, nº 164.4).

O Movimento Champagnat da Família Marista conta com milhares de membros em todo o mundo e, em poucas décadas, criou uma rede de Fraternidades, nome dado aos grupos formados por Leigos, Leigas e Irmãos Maristas.